Urbanização das comunidades Viradouro e União são vistoriadas

Data: 03-08-2022

Status: Em andamento

Com 90% das obras concluídas, o prefeito Axel Grael vistoriou, na manhã desta quarta-feira (03), as últimas etapas da urbanização das comunidades do Viradouro e União, em Santa Rosa. Acompanhado do presidente da Emusa, Paulo César Carrera e demais secretários, percorreram becos e escadarias, conversaram com moradores e definiram a conclusão do projeto para o dia do aniversário da cidade, 22 de novembro. Até lá serão concluídos o campo de futebol, a quadra poliesportiva, a infraestrutura da travessa Nossa Senhora das Graças e outras.

Até o momento já foram finalizadas oito obras de contenção de encostas e a revitalização em 16 becos e travessas, entre elas as travessas Nossa Senhora Aparecida, Antônio Tavares, 27, Padre Cícero 1, 2 e 4, Papagaio 1, 2, 3, 4 e 6 e os becos, José Gomes Cruz, B, 845, Projetado 2, 3, 7, 18 e 454, além do Canal Nossa Senhora das Graças e a escadaria Almir Madeira, que também foi reformada com iluminação e colocação do corrimão para garantir a segurança dos moradores.

De acordo com o presidente da Emusa, as próximas travessas a serem urbanizadas serão a Clóvis Dias e a 51. “Neste momento elas passam por intervenções na confecção de canaletas pluviais. As travessas José Gomes da Cruz, Santa Maria, Deolinda da Cruz e a Alameda do Vale ainda passam por intervenções”, explicou Paulo César. Ainda segundo ele, três praças também estão sendo contempladas com revitalização total. No momento, duas delas estão finalizadas, apenas restando a instalação de tela de proteção e grafite e outra aguarda a finalização de contenção de encosta e da quadra poliesportiva.

O prefeito Axel Grael lembrou do lançamento do Eixo Comunidades do Projeto Niterói 450 anos, lançado em julho, que contemplará mais oito comunidades cujo objetivo é melhorar a infraestrutura e a qualidade de vidas dos moradores. “O eixo Comunidades é prioritário e representa a disposição da Prefeitura em atender às necessidades de todos os cidadãos niteroienses”, garantiu. A equipe também visitou a obra já concluída do novo Centro Educacional Tecnológico do Viradouro, também conhecido como Plataforma Urbana Digital. O prédio foi erguido nos mesmos moldes do que funciona no bairro da Engenhoca e oferecerá às crianças e jovens cursos profissionalizantes na área de tecnologia, robótica, fotografia, além de ensino de idiomas.

Na ocasião, a equipe do trabalho técnico social da Emusa (TTS) fez uma apresentação em “PowerPoint” sobre todos os projetos educativos que foram desenvolvidos com a comunidade local, como por exemplo educação sanitária, ambiental e patrimonial. O investimento da Prefeitura neste projeto de urbanização é de cerca de R$33 milhões.