​ ​ Emusa conclui última etapa das obras da nova Rotatória de Camboinhas

Data: 15-02-2024

Status: Finalizado

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) entregou nesta terça-feira (06), a última etapa das obras da nova Rotatória de Camboinhas, um equipamento que irá auxiliar na melhora da mobilidade urbana na Região Oceânica. Nesta fase, foram concluídas as requalificações do entorno, as duas estações de ônibus, nos moldes das estações da Transoceânica, e as sinalizações.

Com investimento de R$ 15 milhões, o projeto faz parte do Plano de Mobilidade (PMUS) de Niterói, e tem com objetivo modernizar as vias de entrada e saída do bairro, permitir um fluxo maior de veículos, otimizar o serviço de transporte público e incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou o local e acompanhou a entrega da obra.

“Estamos fazendo a entrega dessa obra importante de acesso aos bairros de Camboinhas e Piratininga. Temos uma grande concentração de automóveis que, em dias de sol e praia, gerava uma obstrução do trânsito que impactava toda a região. A obra trouxe uma forma muito mais eficiente de direcionar o tráfego com a construção de duas pontes, além dessa área verde e da praça. Com isso, resolvemos mais um gargalo de Niterói”, destacou Axel Grael..

A primeira etapa das obras, entregue no fim do ano passado, incluiu a praça central, um parcão, a ciclovia que fará conexão de Camboinhas com o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e a ponte de saída do bairro, que liga a Avenida Florestan Fernandes à Avenida Almirante Tamandaré.

A praça central da rotatória recebeu o nome de Stuessel Amóra, em homenagem a uma das maiores lideranças de Camboinhas, com papel relevante na defesa do meio ambiente na Região Oceânica.

“É uma grande satisfação para nós, da Emusa, entregar mais uma obra que vai contribuir para o bem-estar da população. Quero cumprimentar a todos os profissionais que participaram do projeto e reconhecer o esforço e a competência que demonstraram durante todo o trabalho”, declarou o presidente da Emusa, Antonio Lourosa.

Fotos: Leonardo Simplício