Urbanização chegará às comunidades do Viradouro e Morro da União

Data: 10-09-2019

Status: Em andamento

A Diretoria de Planejamento e Captação de Recursos da Emusa concluiu o projeto de Urbanização que levará infraestrutura completa às comunidades do Viradouro e Morro da União, localizadas no bairro de Santa Rosa. Com investimentos em torno de R$30 milhões, a região será contemplada com rede de drenagem, pavimentação, contenção de encostas e áreas de lazer. O projeto já foi aprovado pelo prefeito Rodrigo Neves e o edital para licitação tem previsão de ser lançado neste semestre.

“As obras levarão inúmeros benefícios à população local, não apenas na área urbana, mas também na área social. Serão construídos três novos espaços de convivência com equipamentos de lazer, que evitará que a população percorra grandes deslocamentos para participarem de atividades recreativas”, disse o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira.

O campo dos Padres, como é tradicionalmente reconhecido, receberá a revitalização completa, com instalação de gramado sintético. Na mesma área, será construída uma quadra poliesportiva e uma praça, com playground e academia para a terceira idade. Uma outra quadra, localizada entre a Estrada Gal. Celso Peçanha e Rua Nossa Senhora das Graças, será revitalizada e ganhará uma área de recreação infantil e, também, na Travessa Padre Cícero, uma praça será implantada, com área de convivência, playground e paisagismo.

Na área de infraestrutura, haverá pavimentação com a requalificação das vias, melhoria das calçadas além da rede drenagem, com a construção e reforma das caneletas. O projeto também apresenta a implantação e reconstrução dos pontos de iluminação pública. As ruas Desembargador Diniz do Vale e Dr. Almir Madeira terão as escadarias revitalizadas, o que garantirá o acesso às edificações do alto da comunidade, através de escadas amplas, iluminadas e com paisagismo.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, o projeto faz parte do Pacto Niterói contra Violência: “A Prefeitura de Niterói continua investindo nas localidades com o menor índice de desenvolvimento humano, intervindo nas áreas sociais e urbanas, como já ocorrem em São José e agora na comunidade do Viradouro e Morro da União. Não estamos medindo esforços para levar os mesmos benefícios a bairros como Igrejinha (Caramujo) e Grota do Surucucu (São Francisco), oferecendo dignidade para a população que mais precisa”.

Outro grande investimento será com as obras de contenção de encostas. Cerca de 20 pontos receberão técnicas que evitarão deslizamentos e desmonte de taludes, como solo grampeado, guarda-corpo, reconstrução de escadas e remoção de árvores. O projeto também contempla a construção de uma Plataforma Urbana Digital, nos mesmos moldes da que funciona no bairro da Engenhoca, oferecendo aos jovens cursos profissionalizantes na área de tecnologia, robótica, fotografia, além de ensino de idiomas.