Obras na Ilha da Boa Viagem são vistoriadas

Data: 25-07-2022

Status: Em andamento

Na manhã desta segunda-feira (25), o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, acompanhou o prefeito Axel Grael em uma vistoria às obras de restauração da Ilha da Boa Viagem e lá puderam fiscalizar o avanço das intervenções nos três equipamentos turísticos.

O Fortim é o espaço com as intervenções mais avançadas e será o primeiro a ser finalizado. Já foi executada a recuperação do emboço e está em andamento a recomposição do piso em terracota. A pintura será a última etapa.

De acordo com o prefeito, o objetivo é tornar o local uma área de eventos: “A vista do Fortim já será um grande atrativo e ainda vamos adicionar mais elementos de cultura com exposições voltadas para a história da ilha e sua importância para o crescimento da cidade”, contou.

Na Capela, a troca do telhado foi concluída e a equipe iniciará a limpeza da fachada para executar o emboço. Foi necessário um tratamento especial nas paredes para a retirada de infiltrações e também haverá a troca do piso do seu interior.

Já no Castelo, que abrigará a sede dos escoteiros, toda a estrutura precisou ser reforçada, como conta o presidente Paulo César: “Estamos adicionando grampos às paredes para evitar futuras rachaduras. Eles são invisíveis e não comprometerão a estética original do espaço”. Além disso, todas as salas de uso dos escoteiros passam por obras e em andamento está a troca do telhado.

Iniciada em fevereiro deste ano, toda a intervenção é acompanhada e aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pelo Serviço de Patrimônio da União. Com investimento de R$5,5 milhões, o objetivo é finalizar a revitalização de toda a ilha até fevereiro do próximo ano.