Obra do Restaurante Popular da Zona Norte é vistoriada

Data: 17-01-2023

Status: Em andamento

Será no segundo semestre deste ano a entrega do Restaurante Popular e do Centro de Formação em Gastronomia da Zona Norte. Foi o que confirmaram o presidente da Emusa, Paulo César Carrera e o prefeito Axel Grael, em vistoria ao equipamento na manhã desta terça-feira.

De acordo com Paulo, a Emusa trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária para inaugurar o local o mais rápido possível. “Assim que a intervenção estiver em fase final, já iremos instalar os equipamentos e mobiliários para agilizar a utilização do espaço em meados de julho ou agosto”, explicou.

O presidente ainda acrescentou que, no momento, estão executando as alvenarias dos compartimentos do restaurante como a cozinha, salas e banheiros. A área terá um anexo para instalação dos três castelos d’água, com capacidade de 10 mil litros cada.

Também foi realizada a retirada de equipamentos antigos, a substituição da cobertura e sua impermeabilização, assim como as instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto.

Para o prefeito, o espaço na Zona Norte vai ampliar o acesso à alimentação de qualidade em Niterói e garantir a segurança alimentar da população.

O Restaurante funcionará na Alameda São Boaventura, nº 1066, com capacidade para servir 2 mil refeições por dia. O local também abrigará a primeira escola onde jovens e adultos poderão obter qualificação profissional para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo com diversos cursos na área de gastronomia, panificação e serviços para bares e restaurantes.

Assim como a unidade do Centro, a do Fonseca também contará com Referência em Segurança Alimentar e Nutricional. O espaço ainda terá ambientes de convivência como sala de leitura e auditório para eventos culturais e palestras. O investimento é de R$3 milhões.

Também participaram da inspeção os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini, de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, e o diretor de Operações da Emusa, Antônio Lourosa.