Emusa entrega obras do novo Restaurante Popular do Fonseca

Data: 22-11-2023

Status: Finalizado

Niterói acaba de ganhar seu segundo Restaurante Popular, localizado na Alameda São Boaventura, no Fonseca. A obra, executada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), inclui um espaço onde funcionará uma Escola de Formação em Gastronomia Popular, a primeira em todo o Estado do Rio de Janeiro.

A inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 22 de Novembro, data em que Niterói celebra seu aniversário de 450 anos. A cerimônia contou com a presença do prefeito Axel Grael e do presidente da Emusa, Antonio Lourosa, junto de outras autoridades e representantes da população.

O primeiro pavimento foi totalmente construído para atender o restaurante, que tem capacidade para servir até 2 mil refeições diariamente. A entrada conta com bilheteria e área de higienização, que leva diretamente ao refeitório, com capacidade para 200 pessoas. A cozinha industrial está ligada às despensas e outras salas menores direcionadas ao preparo dos alimentos. Os funcionários contarão com vestiários e salas de administração. Nos fundos do restaurante estão a área de carga e descarga e a torre de caixa d’água.

No segundo andar, fica a Escola de Formação, onde uma cozinha pedagógica vai qualificar os alunos para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. A estrutura conta com salas de informática, auditório para palestras, vestiários, sala locker, despensas e uma área administrativa. Em todos esses espaços serão formados jovens e adultos nos cursos de Gastronomia, Padaria e Serviço para Bares e Restaurantes.

“Quero parabenizar a toda equipe da Emusa envolvida nessa obra, que contribui para a valorização da Zona Norte de Niterói e, principalmente, atende a uma necessidade básica da população, garantindo a cidadania às pessoas mais necessitadas”, afirmou Antonio Lourosa.

Assim como a unidade do Centro, o Restaurante Popular do Fonseca também contará com uma unidade de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional. Todo o prédio é acessível, com elevador e banheiros para Pessoas com Deficiência (PcDs).

A criação do novo Restaurante Popular faz parte da transformação da Zona Norte com o Plano Niterói 450 Anos. Outros investimentos, como a dragagem do Canal de São Lourenço e novo Terminal Rodoviário do Caramujo, também estão inseridos no plano.