Emusa conclui obras de contenção no Baldeador e Cavalão

Data: 03-10-2023

Status: Finalizado

A Empresa de Moradia, Urbanismo e Saneamento (Emusa) finalizou mais duas obras de contenção de encostas, desta vez, na Rua Boaventura (Baldeador) e na Travessa André Monteiro Franco (Cavalão).

A Rua Boaventura recebeu a técnica de cortina atirantada, solo grampeado em concreto projetado, drenagem e guarda-corpo. A intervenção contribui para a segurança de uma área de mais de 600 metros quadrados. O investimento foi de R$ 3,7 milhões.

Um dos beneficiados pela nova contenção é Seu Adilson Santos, nascido e criado no bairro do Baldeador, que acompanhou da sua varanda todas as fases da obra.

”Fico muito feliz e satisfeito com o resultado da obra. Aqui é um lugar muito bom de morar, mas lembro bem das chuvas de 2010, quando minha família e eu precisamos ficar protegidos na escola por alguns dias. Hoje, podemos dormir mais tranquilos”, lembra Adilson

Já na Travessa André Monteiro Franco, foi construída uma estrutura de cortina atirantada, solo grampeado em concreto projetado, além de dois muros de flexão e drenagem.  A contenção cobre uma área de mais de 850 metros quadrados. O investimento no local é de R$ 3,3 milhões.

Atualmente, a Prefeitura de Niterói, por meio do eixo Clima e Resiliência, que integra o Plano Niterói 450 anos, investe mais de R$ 236 milhões em obras de contenção de encostas que beneficiam diretamente as comunidades do Morro do Céu, Morro Boa Vista, Caixa D’Água, Santa Rosa, Grota do Surucucu, Cantagalo, Martins Torres, Morro do MIC, Caramujo, Cavalão e Morro do Bumba, dentre outras.