Casa Norival de Freitas recebe vistoria

Data: 18-01-2023

Status: Em andamento

Descrição

O prefeito Axel Grael e o presidente da Emusa, Paulo César Carrera realizaram, na manhã desta quarta-feira (18/01), uma vistoria à obra de restauração da Casa Norival de Freitas, localizado na Rua Maestro Felício Toledo, 474, Centro. Iniciada em dezembro, a equipe técnica trabalha neste momento na confecção do projeto executivo para que sejam definidos detalhadamente as técnicas e o cronograma da obra para que as características originais da estrutura sejam mantidas. Com a estrutura bastante danificada, a edificação precisou ser ancorada e aguarda os últimos estudos e avaliações para que a restauração seja iniciada efetivamente.   

“A obra ultrapassou diversos obstáculos. Em conjunto com o secretário André Diniz, realizamos várias reuniões e, após todas as aprovações, contratamos a obra que, como toda restauração, será muito minuciosa. Todo o ambiente será restaurado e ainda será construído um prédio anexo, que abrigará uma cafeteria mas não vai interferir a arquitetura do casarão.  Estamos muito felizes por mais um empreendimento ter dado início para ser entregue no programa Niterói 450 anos”, disse Paulo César Carrera.  

O Palacete foi construído em 1921 para residência do advogado e político Norival de Freitas que, apesar de seu estilo eclético romântico, ganha importância como evocação das vilas europeias do século XIX. Suas características morfológicas e estilísticas correspondem às de outras edificações do mesmo período, dentre as quais pode ser considerada como exemplar muito representativo.

“O casarão é muito importante não só pelo aspecto histórico, porque pertencia a um político fluminense importante, mas por ser um exemplar, único remanescente até aqui no Centro da cidade, com essa qualidade de arquitetura. Com uma tipologia que agrega, com elementos ornamentais ecléticos, um pouco do Art Nouveau, restaurá-lo, seria a gente guardar uma memória importante e, com a restauração, o uso que ela vai ter, eu espero, será o começo uma iniciativa pra gente revitalizar o Centro como um todo”, afirmou Fernanda Teixeira, diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac) de Niterói, que acompanha todo o projeto.

Como morador do Centro Histórico, o secretário de Projetos Especiais André Diniz, afirmou estar muito feliz por participar diretamente desse conjunto de ações para recuperar esse patrimônio da cidade. “Aqui vai ser a sede principal do Programa Aprendiz, programa que será ampliado e chegará a milhares de alunos da rede municipal. Ao todo, serão três sedes: uma na Região Oceânica, outra na Zona Norte e esta será a sede central, junto com o Conservatório. Em breve, a cidade vai poder visitar esse belo patrimônio de Niterói”, afirmou. 

O investimento é de R$ 29 milhões e o prazo de conclusão de 18 meses.