Emusa inicia obras de dragagem do Canal de São Lourenço

Data: 03-04-2024

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) deu início, nesta segunda-feira (01/04), às operações das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, que ampliará o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói, visando alavancar toda a produção dos setores e a geração de empregos.

O desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói aumentará o trecho de 7m para 11m de profundidade, o que ampliará a função operacional dos estaleiros niteroienses, estimulando novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore.

A dragagem do Canal de São Lourenço representa um dos maiores licenciamentos ambientais da história do Estado do Rio. As intervenções incluem a instalação de Geobags, técnica que armazena e desidrata a retenção de sólidos ou lodo da água. Além da fiscalização técnica da Emusa, todo o trabalho será executado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).

Foto: Leonardo Simplício

Para garantir a execução da obra, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), custeado pela Prefeitura, foi entregue ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e, após a análise para liberação das licenças, os resultados foram apresentados pelo INPH aos órgãos competentes do Governo Federal.

Também foi realizado um estudo minucioso, que levou em consideração a geologia por meio da análise do solo, níveis de ruídos subaquáticos e caracterização da água considerando a qualidade química e microbiológica. A fauna marinha e suas características também foram analisadas.

Outro ponto importante do estudo diz respeito à ocupação do solo urbano, incluindo os usos residenciais, comerciais de serviço, lazer industrial e público. A economia social e a renda média da população no entorno também foram levadas em consideração, assim como nível de empregabilidade, proporção da população economicamente ativa, número de habitantes por idade, etnia e sexo.

Com investimento de R$ 137,5 milhões, a dragagem do Canal de São Lourenço têm previsão de término em 15 meses. As obras vão gerar cerca de 500 empregos diretos e 2.500 indiretos.

A partir do término das intervenções, a estimativa é a de que os setores impactados gerem cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Fotos: Leonardo Simplício