Restauro do Solar Notre Revê entra em nova fase

Data: 03-05-2024

A Casa Notre Revê, um dos imóveis mais importantes da história de Niterói, volta, aos poucos, a exibir a beleza de sua arquitetura original por meio de um minucioso trabalho de restauração realizado pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).

Nessa terça-feira (02/05), a obra entrou em nova fase, com a retirada completa dos andaimes que cercavam o imóvel, a partir da finalização de grande parte do trabalho de restauro da fachada da Casa, com a recuperação da pintura, dos ornatos, do guarda-corpo superior, da escada frontal, dos pilares e das portas e janelas externas.

Os trabalhos prosseguem na restauração da área interna do imóvel que, após 100% restaurado, irá abrigar a sede do Programa Aprendiz, pelo qual a Prefeitura de Niterói promove a inclusão social de crianças e jovens por meio do ensino da música.

O restauro é conduzido por equipes de alto nível técnico e incluiu trabalhos de arqueologia, além de pesquisas iconográficas e arquitetônicas, de acordo com as orientações e as normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC), sob fiscalização da Emusa.

Atrás do casarão, um prédio anexo segue em construção. O edifício contará com três pavimentos, que incluirão uma cafeteria, um auditório com camarim, uma sede administrativa, um estúdio, uma área de convivência e um terraço com espaço para contemplação.

Os trabalhos de restauração da Casa Norival de Freitas estão previstos para serem concluídos no início de 2025. O investimento é de R$ 29,1 milhões.

Construído entre 1921 e 1926, o Solar Notre Revê foi idealizado para abrigar o advogado e político fluminense Norival de Freitas e sua família. O imóvel foi adquirido pela Prefeitura de Niterói em 1979 e tombado em 1983 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Fotos: Leonardo Simplício