Emusa conclui obras de urbanização das comunidades do Viradouro e União

Data: 08-04-2024

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) entregou as obras de urbanização das comunidades do Viradouro e Morro da União, no bairro de Santa Rosa, Zona Sul de Niterói. O investimento é de R$ 35 milhões.

A cerimônia de inauguração aconteceu no último sábado (6) e contou com a presença do prefeito Axel Grael, do secretário Executivo, Rodrigo Neves,  do presidente da Emusa, Antonio Lourosa, junto de outras autoridades e representantes da população.

Ao todo, foram finalizadas 8 encostas, nas quais com ações de drenagem, construção de muros de contenção e aplicação de solo grampeado. Além disso, 40 becos, travessas e canais foram revitalizados, recebendo melhorias como pavimentação, requalificação e nivelamento de pisos, calçadas, rampas e escadas. Também foram instaladas guias, iluminação e paisagismo, contribuindo para a melhoria dos acessos às residências.

Fotos: Leonardo Simplício

O projeto não só abrangeu a recuperação, mas também a construção de novas praças e espaços de convivência. O Campo dos Padres, um dos pontos de lazer mais frequentados da região, passou por uma revitalização completa. Isso incluiu a instalação de um gramado sintético e a criação de um pequeno painel de grafite, pintado pelo artista niteroiense Gabriel Max, que serve como uma homenagem à história da comunidade local.

Próximo ao campo, foi construída uma nova quadra poliesportiva, equipada com vestiários, academia para a terceira idade e playground para crianças.

Plataforma Urbana Digital

A Emusa também concluiu a construção do novo Centro Educacional Tecnológico do Viradouro, também conhecido como Plataforma Urbana Digital. O prédio foi erguido nos mesmos moldes do que funciona no bairro da Engenhoca e oferecerá, às crianças e jovens, cursos profissionalizantes na área de tecnologia, robótica e fotografia, além de ensino de idiomas.

Fotos: Leonardo Simplício