Emusa entrega os primeiros equipamentos do Novo Parque Esportivo da Concha Acústica

Data: 11-12-2023

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) entregou os primeiros equipamentos que compõem o novo Parque Esportivo da Concha Acústica. Nesta primeira fase, foram entregues o campo de futebol com grama sintética e as quadras de vôlei de praia, tênis e poliesportiva, além de arquibancadas, vestiários, academia para a terceira idade e parte da pista de caminhada. Os equipamentos têm padrão internacional e são 100% acessíveis.

A cerimônia de inauguração aconteceu nesta segunda-feira (11) e contou com a presença do prefeito Axel Grael e do presidente da Emusa, Antonio Lourosa, junto de outras autoridades e representantes da população.

“É com imensa gratidão e satisfação que reconheço a dedicação incansável das equipes da Emusa. O empenho e comprometimento de todos são fundamentais para transformar em realidade um projeto tão especial como o Parque Esportivo da Concha Acústica”, afirmou Antonio Lourosa.

O Prefeito de Niterói, Axel Grael, apontou a importância do investimento no esporte como marco histórico para a cidade. “Hoje é um dia histórico para Niterói e para o desenvolvimento do esporte local. Temos trabalhado incansavelmente para proporcionar à população equipamentos esportivos em todas as regiões da cidade. No Barreto, temos o orgulho de contar com o Complexo Esportivo. Também na Zona Norte, temos em funcionamento o Parque do Caramujo. Além disso, o Parque Orla de Piratininga oferece uma variedade de dispositivos para a prática esportiva. O aspecto fundamental é garantir que cada um desses locais tenha profissionais capacitados para inspirar as crianças a se envolverem em atividades esportivas desde cedo.”, destacou Axel.

O prefeito também realizou a reabertura da Rua General Osório, após obras de revitalização. A via, que foi transformada em mão inglesa, recebeu nova drenagem, ciclovia, novas calçadas em piso intertravado e sinalização. A intervenção atenderá a uma grande demanda de tráfego após o fechamento do antigo retorno ao lado do posto de gasolina para as próximas etapas do Parque Esportivo.

Numa próxima etapa, será construído um ginásio com capacidade para 2 mil pessoas e realizada a reforma do antigo palco, permitindo que o local continue apto a receber shows e eventos.

Com investimento total de R$ 97,6 milhões, a estrutura do Complexo Esportivo foi planejada com base na sustentabilidade: no teto do ginásio, por exemplo, haverá captação de água da chuva para reuso na irrigação do próprio parque. O local também contará com intervenções de paisagismo, incluindo a implantação de bosques distribuídos pela área.

Pista de Atletismo da UFF – Além do Parque Esportivo da Concha Acústica, a Emusa também trabalha na pista de atletismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá, que está sendo totalmente reformada, obedecendo às normas internacionais de competição. A previsão de entrega do equipamento é para o primeiro trimestre de 2024.

Fotos: Leonardo Simplício