Emusa avança nas obras de restauro da Casa Norival de Freitas

Data: 18-12-2023

Descrição

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) segue avançando nas obras de restauração da Casa Norival de Freitas – Solar Notre Revê, localizada no Centro de Niterói.  O casarão passa por uma minuciosa recuperação estrutural e reparo de suas instalações originais e, brevemente, voltará a integrar o importante acervo urbanístico que auxilia a contar boa parte da história do Município. 

O restauro é realizado por equipes do mais alto nível técnico e compõe trabalhos de arqueologia e pesquisas iconográfica e arquitetônica, seguindo as orientações das  normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Na fase atual, as equipes atuam em várias frentes de trabalho. Dentre elas, a instalação e recuperação dos ornatos nas fachadas norte e sul, o processo de lavagem, chapisco e emboço da fachada oeste e a montagem do topo do guarda-corpo, dentre outras ações. Além disso, nos próximos dias, serão finalizadas a reconstrução do telhado do torreão, o barroteamento e a ferragem do reservatório de água.

Outra grande novidade é que já é possível observar as estruturas metálicas que irão compor o novo prédio anexo, nos fundos do terreno. O espaço contará com três pavimentos, com cafeteria, auditório com camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência e um terraço com local de contemplação.

Os trabalhos de restauração da Casa Norival de Freitas têm previsão de término para o início de 2025, o investimento é de R$ 29,1 milhões. Após a conclusão das intervenções, o local será sede do Programa Aprendiz Musical.


Fotos: Leonardo Simplício