Começam as obras de macrodrenagem do Barreto e Engenhoca

Data: 18-03-2024

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) iniciou, na 2ª feira (11/03), as obras de macrodrenagem no Barreto e na Engenhoca, que irão melhorar a eficiência da captação e escoamento das águas pluviais nos bairros da região Norte de Niterói.

A intervenção, com extensão total de 4,7 quilômetros, começa pela Rua Vereador José Vicente Sobrinho, avançando próximo ao Colégio Pedro II, em paralelo à Rua General Castrioto, desembocando na Baía de Guanabara, em uma rede que está sendo construída ao lado do Cemitério Maruí.

No momento, os trabalhos ocorrem no cruzamento entre a Av. Dr. Renato Silva e a Rua Vereador José Vicente Sobrinho, envolvendo a construção do sistema de desague de toda a drenagem da Engenhoca. Além da instalação das novas redes, as vias impactadas pelas obras receberão nova pavimentação e requalificação das calçadas.

Foto: Leonardo Simplício

“O atual sistema de captação de águas pluviais da região é considerado obsoleto, apresentando vazão insuficiente para a demanda atual. Com a execução das novas obras, serão instaladas novas galerias de drenagem, com dimensões que podem chegar a seis metros de comprimento por três de altura”, afirma o presidente da Emusa, Antonio Lourosa.

O investimento total será de aproximadamente R$ 76 milhões, com prazo de execução de 24 meses.

Confira, a seguir, os trechos e ruas incluídas nas obras:

Trecho 1 – Microdrenagem Engenhoca

– Rua Daniel Torres