Assinada a ordem de início das obras de macrodrenagem do Barreto e Engenhoca

Data: 02-02-2024

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) concedeu a ordem de início para a execução das obras de macrodrenagem nos bairros do Barreto e Engenhoca, na Zona Norte de Niterói, que irão sanar os problemas de alagamentos na região. O investimento total é de R$ 76 milhões. Os trabalhos têm prazo de execução de 24 meses.

A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (29) e contou com a presença do presidente do prefeito de Niterói, Axel Grael e do presidente da Emusa, Antonio Lourosa, entre outras autoridades.

A intervenção, que terá 4,6 quilômetros de extensão começará na Engenhoca, pela Rua Vereador José Vicente Sobrinho, próximo ao Colégio Pedro II, em paralelo à Rua General Castrioto, para, então, desembocar na Baía de Guanabara, através de uma passagem ao lado do Cemitério do Maruí.

Além das obras de macrodrenagem, as ruas impactadas receberão pavimentação e requalificação do calçamento.

De acordo com o prefeito Axel Grael, as obras vão solucionar um problema enfrentado há muito tempo pelos moradores da região.

“Originalmente, essa região era de manguezal, pantanosa, e hoje é área urbana, mas continua sendo muito baixa. Por isso, inunda com pouco tempo de chuva forte. Identificamos as áreas que alagam e sabemos onde está o problema. A solução será ampliarmos significativamente esses trechos com grandes galerias e criarmos nova rede de microdrenagem nas ruas que levam para essas galerias maiores, porque são essas que vão fazer com que toda a água possa escoar”, explica Axel Grael.

As vias que receberão as obras, atualmente, possuem um sistema de captação de águas pluviais obsoleto e com baixa vazão para a densidade atual do bairro. A capacidade da rede será ampliada com galerias de até seis metros de comprimento por três de altura nos entroncamentos das ruas.

As galerias que serão implantadas têm o tamanho equivalente a um túnel, podendo até ser consideradas como tal, pois correspondem a duas pistas de carro paralelas. No entanto, trata-se de uma obra de drenagem destinada a escoar o volume de água necessário desta localidade. Nas próximas semanas, daremos início à implantação do canteiro de obras. As interdições ocorrerão em pequenos trechos e serão comunicadas com antecedência aos moradores.”, explica Antônio Lourosa.

O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, também presente à cerimônia, ressalta a importância da participação dos moradores do Barreto e da Engenhoca na execução das obras de macrodrenagem.

“Esse plano foi feito com demandas da população para a prefeitura, não da prefeitura para a população. O Barreto e a Engenhoca esperavam há muitos anos por isso. É uma região de passagem para muitos outros bairros de Niterói. Então, essa obra beneficia a cidade como um todo”, avalia Paulo Bagueira.

Fotos: Leonardo Simplício