Prefeitura de Niterói investe mais R$12 milhões em novas contenções

Data: 13-07-2018

Status: Finalizado

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento deu início a quatro novas obras de contenção em Niterói. Juntas, somam um investimento de R$ 12,8 milhões, que refletirá na segurança e bem estar dos moradores locais.

A maior delas está localizada na Rua Jonathas Botelho, no bairro Cubango. O investimento de 9,1 milhões torna esta uma das maiores obras de contenção já realizadas na cidade. Iniciada em maio deste ano, já foram concluídos os estudos topográficos e a limpeza da área. Neste momento, estão sendo preparados os painéis para a concretagem da cortina atirantada. Também está incluso no projeto a colocação de vigas estaqueadas, concreto projetado, estruturas estabilizadoras, biomanta, guarda corpo, caneleta de drenagem, escada de acesso e reconstrução do acesso.

Santa Bárbara também não foi esquecida. A pedido de moradores, na Rua Jandira Pereira também será colocada uma cortina atirantada, além de sistema de drenagem superior, calçadas, guarda-corpo e muro. A conclusão está prevista para setembro e o investimento de R$319 mil.

A terceira, no Morro do Arroz, consumirá mais R$ 2,4 milhões na implantação de uma nova cortina atirantada, vigas estaqueadas e solo grampeado. A obra deverá ser concluída em novembro deste ano.

Por último, o bairro da Ponta D’areia tem a sua intervenção na Rua São Paulo, na altura dos números 121 e 122. A obra de R$ 943 mil, iniciada em junho, evitará possíveis deslizamentos de terra e inclui a ancoragem e desmonte dos blocos rochosos, limpeza do talude e colocação das barreiras de proteção.