Ponte suspensa da ciclovia é inaugurada na Região Oceânica

Data: 21-10-2019

Status: Finalizado

Foi inaugurada, neste sábado (19), a ponte suspensa da Rua Professora Alice Picanço, em Itaipu, sobre o rio João Mendes, última etapa para a conclusão da malha cicloviária da Transoceânica, com 9,3 km. O prefeito Rodrigo Neves, acompanhado dos secretários de Obras, Vicente Temperini; Fazenda, Giovanna Victer, e Planejamento, Axel Grael, percorreram o trajeto da ciclovia a partir do CISP até a ponte e oficializaram a liberação de mais uma alternativa de mobilidade sustentável entre a zona sul e a Região Oceânica da cidade, passando pelo túnel.

“Sem prejudicar vagas de estacionamento do comércio local, viabilizamos uma nova alternativa de mobilidade sustentável entre a Zona Sul e a Região Oceânica da cidade, passando pelo túnel. Vamos continuar seguindo em frente no estímulo à cultura da bicicleta em Niterói. Nos últimos anos tiramos do papel o Bicicletário Arariboia e vamos entregar a ciclovia da Avenida Marquês do Paraná”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

A execução da ponte suspensa só pode ser iniciada no início do mês de agosto com a liberação da licença da obra pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea). De lá pra cá, em menos de 90 dias, foram feitas as fundações profundas em ambas as margens do rio, as paredes de sustentação, a montagem das vigas pré-moldadas, as calçadas ao entorno e por último a pavimentação concluída no último dia 15 de outubro.

De acordo com o diretor de Obras Especiais da Emusa, Linconl Tomás da Silveira, todo o percurso da ciclovia da Transoceânica passou por urbanização e contam agora com nova pavimentação, sistema de drenagem e reurbanização das calçadas e foi dividido em seis trechos de obras.

O primeiro entre Túnel Charitas-Cafubá até o Trecho 5 da Avenida Francisco da Cruz Nunes com a Estrada Frei Orlando, no Jacaré; o segundo entre o Itaipu Multicenter até a Rua dos Acadêmicos; o terceiro foi direcionado às ruas internas Manoel Pacheco de Carvalho, Delfina de Jesus e Av. Santo Antônio, para garantir a segurança dos ciclistas; o quarto trecho da Av. Dr. Geraldo Bezerra de Menezes à Rua Prof. Alice Picanço até Rua Eziquio de Araújo. O quinto trecho é a pista exclusiva das ruas Augusto Vieira Jacques e Jéferson Rocha até a Avenida Professor Romanda Gonçalves e por último o trecho da esquina desta até a Estação BHLS do Engenho do Mato.

“Os 9,3 km da ciclovia integra o programa Pró-Sustentável e permitirá o aumento do número usuários em toda a Região Oceânica melhorando, assim, a infraestrutura da cidade”, destacou Linclon. Para o usuário Rony Marques Pacheco, de 45 anos, morador da Rua Delfina de Jesus, a inauguração da ciclovia vai facilitar muito seu deslocamento até o trabalho. “Além de auxiliar na prática de exercício físico diário, garantirá um percurso saudável, rápido e seguro para nós moradores da Região Oceânica.