Iniciadas oficialmente em março deste ano, as obras de urbanização do Engenho do Mato chegaram até o momento a 67 das 117 ruas que serão contempladas no projeto. Com investimentos de R$145 milhões, o projeto manterá as características originais e a vocação rural do bairro e o prazo de finalização é de 30 meses.
As ruas com a infraestrutura mais avançada são as 04 e 05 aonde já estão sendo instalados o piso intertravado e as calçadas recebem o preparo para a colocação do concreto. As ruas 51, 52, 54, 55, 56, 57 também já possuem trechos pavimentados e serão as próximas a receberem a padronização das calçadas.
Com execução da rede de drenagem estão as vias: 10B, 14, 21, 42, 65, 76, 83 e Darwin Álvares, Heraldo de Oliveira, Cezalpino José Vargas, Correia Pinto, Pau Brasil, Bertha Motta e Rua das Aroeiras. Já nas ruas José Caetano e Hilário Ferreira de Souza estão em andamento a terraplanagem e a colocação de meio-fio.
De acordo com o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, além de manter as características originais do bairro, decisão dos próprios moradores durante audiências públicas, o piso intertravado garante outros benefícios: “A permeabilidade do piso garantirá uma drenagem mais natural, aumentando a capacidade de escoamento das águas pluviais. Na questão de durabilidade, é bem maior se comparada à do asfalto”, explicou. Ainda de acordo com ele, também serão utilizados o piso em asfalto e concreto, dependendo da singularidade de cada via.