Niterói ganha espaço multiuso público

Data: 30-09-2019

Status: Finalizado

Foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (30), o maior espaço multiuso de Niterói e um dos mais amplos do estado do Rio, a Sala Nelson Pereira dos Santos. O espaço, com capacidade para 490 pessoas, faz parte do Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos, e homenageia um dos maiores nomes da sétima arte do país e um dos precursores do Cinema Novo, diretor de filmes como Rio, 40 Graus e do clássico Vidas Secas.

Executada pela Emusa, a Sala Nelson Pereira dos Santos foi instalada numa estrutura que se assemelha a um rolo de filme, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e recebeu tudo o que há de mais moderno em tecnologia de som, luz e projeção audiovisual – um espaço multiuso para apresentações de música, teatro, dança e cinema, além de funcionar como centro de convenções.

“O espaço é uma homenagem a um grande cineasta paulista que adotou Niterói para viver com sua família e consolida esse complexo cultural, que já conta com cinco cinemas, bistrô, livraria e galeria de exposições e ainda vai receber o Museu do Cinema. A Sala Nelson Pereira dos Santos é um espaço público com qualidade. Isso é muito importante porque além de cultura e entretenimento, cria emprego e oportunidades”, disse o prefeito Rodrigo Neves, ao lado de Nelson Pereira dos Santos Filho e do cineasta Luiz Carlos Barreto, o Barretão, aos 91 anos outro ícone do Cinema Novo.

A viúva de Nelson Pereira dos Santos, Ivelise, e um dos quatro filhos dele, Nelson, compareceram à inauguração. Também estiveram presentes o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, o secretário municipal de Cultura, Victor de Wolf, o presidente da Fundação de Artes de Niterói, André Diniz, os deputados Chico D’Ângelo (federal) e Paulo Bagueira (Estadual), o reitor da UFF, Antônio Cláudio Lucas da Nobrega, entre outras autoridades.

O espaço será aberto ao público a partir desta terça-feira, 1º de outubro, com show da cantora Adriana Calcanhotto, às 20h. A Sala Nelson Pereira dos Santos terá uma programação intensa no mês de outubro recebendo, ainda, o musical da cantora Preta Gil (Mais Preta que Nunca), e shows do cantor Cláudio Lins, do grupo Moça Prosa, e de Aguidavi do Jêje, que contará com participação especial de Gilberto Gil.