Contenções de encostas avançam no Caramujo

Data: 15-05-2019

Status: Em andamento

Cortina atirantada, solo ancorado, além da instalação do sistema Vetiver com geomanta (método inovador sustentável utilizado para controlar a erosão através de uma espécie de capim indiano plantado após a fixação dos taludes, garantindo maior estabilidade à encosta) são algumas das técnicas utilizadas nas obras de contenção de encosta na Rua Central e no Ramo 500, na comunidade da Igrejinha, no Caramujo.

Somente nesta região, a Prefeitura de Niterói investe mais de R$ 6,4 milhões em contenções de encostas, previstas no investimento de R$27 milhões no projeto de urbanização de toda a área, lançado pelo prefeito Rodrigo Neves em julho do ano passado. A Emusa está também executando a terraplanagem dos terrenos que receberão as contenções, além da adequação de escadas de acesso à comunidade, que mudarão a rotina e o cotidiano dos moradores.

De acordo com o presidente do Centro Pró-Melhoramento do Caramujo, Carlos Belchior, o diálogo entre o governo municipal e a comunidade tem sido fundamental para as melhorias do bairro. “Esta obra, com certeza, vai mudar a realidade do Caramujo. Temos conseguido importantes conquistas para o bairro após décadas de esquecimento. Estamos muito felizes com a realização deste projeto, que trará muitos benefícios para os moradores, principalmente, para as crianças e os jovens”, enfatizou.

Investimento levará novas áreas de lazer para a população

Dentro do pacote de obras, a comunidade da Igrejinha também receberá a construção de uma área completa destinada a esportes e convivência da população. Na localidade conhecida como Ramo 500 será construído um campo de futebol, praça e quadra poliesportiva coberta, pista de atletismo, de skate e um espaço para bicicross.

Com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o investimento se integra às obras já em execução na localidade de São José e Viçoso Jardim. Nos últimos cinco anos, a região já recebeu mais de R$100 milhões em obras que incluem contenção de encostas, drenagem, pavimentação, habitação, saúde e educação.