Ciep revitalizado é entregue no Fonseca

Data: 03-06-2019

Status: Finalizado

O presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, acompanhado do prefeito Rodrigo Neves e demais secretários municipais, participou da entrega, neste sábado (01/06), da 23º escola desta gestão no bairro do Fonseca, Zona Norte de Niterói. Trata-se do Ciep Professor Anísio Teixeira, abandonado há mais de 10 anos e municipalizado em 2018 pela Prefeitura de Niterói. O equipamento será usado como Espaço Nova Geração, uma nova concepção de Educação em Niterói, além de abrigar turmas da Educação Infantil.

“É com muito orgulho que hoje entregamos mais uma grande intervenção na região do Fonseca. Agora, as crianças e jovens contarão com um espaço de desenvolvimento e educação. A educação é o caminho para a prevenção da violência,” discursou o prefeito, lembrando que o bairro já conta com o Getulinho, referência no atendimento infantil, com o Horto completamente revitalizado, e com a revitalização da comunidade de São José.

A secretária municipal de Fazenda, Giovana Victer, discursou sobre os diferentes usos que o Ciep proporcionará aos jovens do bairro: “Este espaço será destinado para dar sonhos e direitos para os jovens dessa região. O lugar será responsável pelo desenvolvimento de capacidades, com tecnologia, arte e muitas outras atividades. Vamos mostrar aos jovens que se sentem oprimidos, que precisam se colocar na sociedade, como externar seus desejos através deste equipamento público”.

Após a cerimônia, todos percorreram os espaços no interior da escola e constataram a climatização de todas as salas, a nova pintura e revestimento, banheiros, refeitório e cozinha completamente reformados, além das novas instalações elétricas, hidráulicas e de gás. A quadra, os vestiários e a biblioteca também fizeram parte da intervenção, além do espaço externo, que conta agora com o tratamento paisagístico.  “Primeiro foi a reforma do Horto do Fonseca, e agora podemos contar com este Ciep completamente revitalizado. São conquistas importantes para todos nós”, afirmou Luciana Machado, professora e consultora, e vive no Fonseca há 40 anos.

O investimento na revitalização do Ciep foi de R$ 6,5 milhões e transformou o local no primeiro Espaço de Nova Geração do município. Além do Ensino Fundamental, oferecerá atividades gratuitas de formação técnica, cultural, esportiva e de lazer durante o contraturno escolar. Também serão oferecidos cursos de capacitação profissional, como o ensino de outros idiomas, e projetos culturais para a população.

Também participaram da cerimônia de inauguração os secretários de Obras, Vicente Temperini; de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael; Executivo, Paulo Bagueira; de Governo, Conte Bitencourt; de Fazenda, Giovana Victer, além de assessores e diretores municipais.