BHLS começa a operar em Niterói

Data: 29-04-2019

Status: Finalizado

O presidente da Emusa, Reinaldo Pereira; o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, e o diretor de Obras Especiais, Linconl da Silveira, e demais secretários da administração pública, acompanharam ao lado do prefeito Rodrigo Neves a inauguração do corredor exclusivo para ônibus da Região Oceânica de Niterói, o BHLS, na manhã deste sábado (27).

O primeiro ônibus a circular na nova via saiu da Estação Praça Central às 11h26 em direção a Charitas, com um moderno sistema de informação ao usuário, além dos detalhes operacionais que permitem uma redução do tempo de percurso em cerca de 30%.

O prefeito Rodrigo Neves lembrou que Niterói é a única cidade do Estado do Rio com esse modelo de transporte, a menor tarifa de Região Metropolitana e a frota mais climatizada do Rio de Janeiro, com 90% dos ônibus com ar-condicionado.

Todas as 13 estações do BHLS (Bus with High Level of Service) possuem câmeras de segurança, painéis que informam o tempo de chegada de cada ônibus, onde os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa, além de bicicletário com 10 vagas. A expectativa é que 125 mil pessoas utilizem o transporte todos os dias.

Neves ainda explicou que esta é a maior obra de mobilidade urbana já realizada na história de Niterói, e contou que, na atual gestão municipal, já foram implantados na Região Oceânica mais de 20 quilômetros de ciclovia. “A Região Oceânica vai ser a região mais ciclável da Região Metropolitana do Rio. Vamos chegar a 50 quilômetros até o fim de 2020”, completou.