Túnel Charitas x Cafubá – Uma espera de 40 anos que virou realidade

Data: 30-04-2018

Um dos maiores desafios em relação à mobilidade e urbanismo da Prefeitura de Niterói – construir um túnel que tornasse a Região Oceânica mais próxima do Centro. Um grande projeto que alteraria toda a dinâmica de transporte dos moradores da cidade.

Por mais de quatro décadas eram escutados rumores sobre a execução desse projeto, (o primeiro desenho foi executado no ano de 1943) mas foi no início do governo Rodrigo Neves que tudo começou a sair do papel. Após várias pesquisas no local sobre infraestrutura e meio ambiente, esforço de várias secretarias e equipes, em junho de 2015 foram iniciadas as perfurações do túnel de 1,3 quilômetros de extensão.

Apenas na primeira explosão foram utilizados 150 quilos de dinamite, e a cada detonação eram necessários mais 1.500 quilos de explosivos. Por fim, as três mil toneladas de rochas foram retiradas com 600 mil quilos de explosivos. Sendo destacado que durante toda a execução, não houve o registro de nenhum acidente, apesar da complexidade do projeto.

Enquanto seguia a construção do Túnel, os bairros Cafubá e Fazendinha também estavam sendo preparados com obras de urbanização, drenagem e pavimentação para receber o grande fluxo de veículos que passariam pelo local.

O que parecia ser uma obra que demoraria anos para ser entregue, surpreendeu a todos com o prazo: foram necessários apenas um ano e seis meses para entregar um túnel completamente pronto. Em dezembro de 2016 o túnel foi entregue à população com toda a estrutura necessária para o seu funcionamento.

O túnel possui em números:

• 2 galerias com 1,3 quilômetros
  • 1.100 lâmpadas de LED
  • 16 ventiladores do sistema de exaustão
  • 40 câmeras
  • 6 painéis de mensagem
  • 80 interfones de emergência
  • 200 sinalizadores de evacuação de área
  • 252 megafones com amplificadores

Com toda essa estrutura, é claro que milhares de pessoas passariam a adotar o caminho para chegar ao trabalho, escolas, comércios e até mesmo lazer, após a abertura do tráfego em maio de 2017. Em apenas seis meses, (de maio a novembro de 2017) foram feitas mais de cinco milhões de travessias, e em abril de 2018 foi superado o número de 15 milhões de veículos que transitaram pelo Túnel Charitas-Cafubá.

O desafio virou realidade: uma excelente obra encurtou distâncias, melhorou a qualidade vida, mudou o paradigma e a infraestrutura de toda uma região. Apenas um pequeno passo para tudo o que integrará a nova Transoceânica de Niterói.