Será concluída em agosto a restauração da Ilha da Boa Viagem

Data: 22-06-2023

O prefeito Axel Grael, acompanhado do presidente da Emusa, Antonio Lourosa, e da diretora Priscila Freitas, acompanhou na manhã desta quarta-feira (21) os últimos serviços da restauração da Ilha da Boa Viagem.  Por meio de uma parceria com a Unesco, o local deve ser a primeira ilha do país a ter o conceito de museu a céu aberto com atrações turísticas, após sua conclusão.

De acordo com Antonio Lourosa, neste momento a obra está no estágio dos serviços de acabamentos, como pintura e recolocação de piso original: “falta pouco para entregarmos esse equipamento totalmente revitalizado sem perder as características originais do espaço”, garantiu.

O prefeito Axel comentou que, em breve, Niterói terá de volta esse patrimônio turístico: “Fiquei muito satisfeito com a qualidade da obra, que requer cuidado e atenção. Toda a equipe está de parabéns”, disse ele, explicando que após a entrega da obra, virá o trabalho de museologia para preparar as exposições. A expectativa é abrir a visitação até o final do ano em pequenos grupos para uma melhor experiência.

No Castelo, que será a sede de um museu com uma sala de exposição e uma cafeteria, a equipe trabalha na colocação de massa, nos arremates de pó de pedra da fachada e no assentamento dos revestimentos de cerâmica da parede. Já na Capela ainda será colocada a resina no ladrilho e as luminárias. O Fortim já foi concluído. No caminho entre a Capela e o Castelo a fase é de instalação de guarda-corpo. Além disso, está em processo a instalação do ar condicionado e fechamento dos quadros de elétrica. O investimento total é de R$5,5 milhões.

Também participou da vistoria o secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa, André Diniz.