Santa Bárbara ganha nova obra de contenção

Data: 12-06-2019

Esperada há quase uma década, o presidente da Empresa Municipal e Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) Reinaldo Pereira, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinaram na noite desta terça-feira (11/06), a Ordem de Início da obra de contenção na Alameda Dr. Custódio Esteves, a antiga Rua 09, no bairro de Santa Bárbara, Zona Norte do município.

Durante a cerimônia de assinatura, com a participação dos moradores do bairro, o prefeito ressaltou a importância da obra para a comunidade: “O objetivo da nossa gestão em fazer obras como esta, que não aparecem, é de trazer segurança e conforto para os moradores que residem próximo às encostas. Depois de concluída, vocês não precisarão se preocupar mais com o risco de deslizamentos quando chover.”

Fabiane Costa, que vive do bairro há 20 anos, foi uma das moradoras que agradeceu: “Fico muito grata em saber que agora essa intervenção vai realmente acontecer, esperávamos isso desde 2010 e com a vinda do prefeito aqui sabemos que ela vai acontecer”, disse.

Como parte de mais um projeto do programa Niterói Mais Resiliente, cujo o objetivo de prevenir riscos de deslizamentos pela cidade, a prefeitura investirá nesta contenção pouco mais de R$ 5 milhões. O projeto contempla a instalação de uma cortina atirantada de 80 metros de extensão, solo grampeado revestido com biomanta, além de um dreno horizontal profundo. O prazo de conclusão da obra é de seis meses.

Relembrando – Em Santa Bárbara, no mês passado, foi entregue totalmente revitalizada a Praça João Saldanha, que teve o campo de futebol reformado, ganhou vestiários, arquibancada e quadra poliesportiva, que conta com novo piso, além da pista de skate. Foram instalados novos equipamentos de ginástica para a terceira idade, brinquedos infantis e bancos. O investimento foi de R$920 mil.

A obra de contenção na Rua Jandira Pereira também foi concluída e entregue no início de 2019.

Ainda está programado para o bairro de Santa Bárbara a segunda unidade da Plataforma Urbana Digital nos mesmos moldes da que já funciona na Engenhoca, onde crianças e jovens têm acesso a cursos gratuitos e atividades de lazer. A unidade ficará em um terreno que já pertence ao município, bem em frente à futuramente revitalizada Praça João Saldanha. A previsão de início das obras para este segundo semestre e conclusão em 2020.