Rotatória do Cafubá ganha área sustentável

Data: 27-10-2022

Descrição

A rotatória do Cafubá acaba de ganhar um espaço com mobiliários e brinquedos sustentáveis: um bicicletário com capacidade para 12 bicicletas, duas lixeiras, dois jogos de mesa, dois cavalinhos, duas motos, duas zebras, duas girafas, um minion e uma amarelinha. O prefeito Axel Grael acompanhou as oficinas de sensibilização ambiental e sanitária desenvolvidas com os moradores na tarde desta quarta-feira (26), coordenadas pela equipe do Trabalho Técnico Social (TTS) da Emusa, que realiza a etapa “Ex Post” (pós-ocupação) da Transoceânica, onde uma das atividades previstas foi a instalação da “Praça Sustentável: Reciclar para Transformar”. 

A praça faz parte do Eixo de Educação Sanitária e Ambiental e foi pensada como estímulo à reciclagem como forma de preservação do meio ambiente. De acordo com o presidente da Emusa, Paulo Cesar Carrera, o projeto é do ano de 2019 e tem como objetivo medir o nível de satisfação junto à população e proporcionar qualidade de vida: “neste caso demos ênfase à educação sanitária e ambiental”. 

Gincanas, brincadeiras e oficinas de artes e produção animaram a tarde da criançada. A artista plástica Fabiana Sirvo Vilar coordenou o projeto que contou com a participação de 43 crianças acompanhadas de seus responsáveis.  Plantação de mudas e arte em galões de lixo foram algumas delas, que visavam estimular e sensibilizar a fazerem o descarte correto do lixo. “De forma lúdica procuramos ensinar e incentivar a ação consciente e que ela passe a ser um hábito no cotidiano de cada família que esteve aqui”, explicou a coordenadora técnica do TTS da Emusa, Angélica Soschino.  

A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, destacou a iniciativa: “foi tomado todo o cuidado para que não haja acúmulo de água nos equipamentos recicláveis feitos de pneus e assim não sejam transmissores de vetores para doenças”, explicou.   Também acompanhou o prefeito o secretário municipal de Obras, Vicente Tempenini.