A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) está na reta final das obras de restauro do Solar Notre Rêve (antiga Casa Norival de Freitas), localizado no centro de Niterói. Com a restauração de praticamente toda a fachada, a retirada dos tapumes da parte frontal do terreno e a instalação da iluminação externa, o casarão já atrai olhares daqueles que transitam pela Rua Maestro Felício Toledo.
Na área externa, as equipes trabalham na preparação do espaço e na colocação de 4 mil mudas que estarão localizadas nos jardins suspensos norte e sul. Além disso, está sendo realizado o trabalho de restauro do retrato de uma das filhas de Norival de Freitas, localizado na fachada do primeiro andar, pela museóloga e restauradora Leuza Mayumi Ishii.
Já na parte interna do casarão, os trabalhos estão voltados para a instalação dos rodapés, fabricação da escada interna tabuada, instalação das portas e pintura. Uma vez 100% restaurado, o casarão servirá como sede do Programa Aprendiz, promovido pela Prefeitura de Niterói, que visa à inclusão social de crianças e jovens por meio do ensino da música.
Atrás do casarão, um prédio anexo segue em construção. O edifício contará com três pavimentos, que incluirão auditório com camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência e terraço com espaço para contemplação.
Os trabalhos de restauração do Solar Notre Rêve estão previstos para serem concluídos em novembro deste ano, mês de Aniversário de Niterói. O investimento é de R$ 29,1 milhões.