Representante do BID visita obras realizadas pela Emusa nas comunidades São José e Igrejinha

Data: 01-10-2021

Acompanhado do prefeito Axel Grael, o presidente da EMUSA, Paulo César Carrera e o secretário de Obras, Vicente Temperini, estiveram na manhã desta quinta-feira (30) com a equipe do Escritório de Gestão de Projetos (EGP) na recepção do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle, em uma visita técnica às principais obras financiadas pela instituição financeira nas comunidades de São José, no Fonseca, e da Igrejinha, no Caramujo.

As obras de urbanização que levaram às comunidades mais segurança e qualidade de vida, como confecção de redes de drenagem e pavimentação, além de mais de 10 contenções de encostas, e dezenas de escadas de acesso, contou com investimentos de cerca de R$ 70 milhões e beneficiaram mais de 2 mil famílias. De acordo com o prefeito de Niterói é de grande interesse do município a possibilidade de novas parcerias, já que o contrato atual está em fase final de conclusão.

“Desde 2013, quando a Prefeitura de Niterói vivia uma crise fiscal muito grande, nós fomos buscar recursos para fazer as obras de infraestrutura que precisávamos. Conseguimos o apoio do BID para o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis) e, com isso, viabilizamos obras de melhorias urbanas como o pacote da São José, o Parque Esportivo do Caramujo e várias outras intervenções como no Capim Melado e na Vila Ipiranga.

A equipe também apresentou ao representante do BID o Parque Esportivo do Caramujo e o Centro de Controle Operacional  (CCO) Mobilidade. Ele se disse empolgado com a visita por ter tido a possibilidade de ver a transformação da malha urbana com o desenvolvimento dos projetos que, embora concentrados, mudou a qualidade de vida dos moradores em uma área muito grande da Zona Norte da cidade.

“Foi ótimo poder percorrer esses locais e entender como foi o processo de engajamento da comunidade e a implantação do projeto. Fico muito feliz com a parceria e muito empolgado em ver como as lideranças comunitárias têm uma sensação de orgulho de pertencer a essa cidade. Criar áreas totalmente integradas nas comunidades e dar essa qualidade de vida que toda pessoa sonha ter é muito importante”, afirmou.

A secretária do EGP, Valéria Braga, destacou que a Prefeitura de Niterói e o BID tem uma parceria sólida, que gerou frutos importantes para a cidade em investimentos de infraestrutura e mobilidade urbana.

“É muito emocionante ter a presença do Morgan aqui visitando todas essas obras que realmente fizeram uma transformação nesses bairros. Ele está tendo a oportunidade, inclusive, de ver como os moradores estão com um senso de pertencimento do local, aprimorando o cuidado, multiplicando as ações, e isso está sendo muito importante, tanto para nós da Prefeitura, que trabalhamos neste projeto, quanto para o BID, que foi o agente financiador”, disse.

Morador da comunidade São José desde que nasceu, há 53 anos, Carlos Roberto Gomes fez questão de conversar com a equipe e contar sua satisfação com a transformação da região mostrando todo o plantio que está fazendo em áreas próximas às praças.

“Estou muito orgulhoso! Essas obras mudaram a nossa realidade. Antes, em dias de muita chuva, a gente tinha enorme dificuldade para sair de casa por conta da lama. Hoje, temos ruas urbanizadas, praças, escadas de acesso. Agora posso dizer que tenho muito orgulho em morar aqui. Gosto muito de plantas e estou fazendo o plantio de mudas em alguns locais que já começaram a florescer. O importante agora é cuidar de tudo”, disse entusiasmado.