Quadra Dyogo Brito é entregue na Grota do Surucucu

Data: 05-03-2021

Emoção e esperança marcaram a manhã desta quinta-feira (04) durante a cerimônia de inauguração da quadra poliesportiva Dyogo Costa Xavier Brito, na Grota do Surucucu, em São Francisco. O equipamento público, totalmente reformado pela Emusa, recebeu o nome do jovem atleta Diogo, morto em agosto de 2019 a caminho do treino, durante uma operação policial na comunidade.
A Orquestra de Cordas da comunidade abrilhantou a cerimônia tocando clássicos nacionais como Asa Branca. O avô e a mãe do jogador, Cristóvão de Brito e Josiane, acompanharam toda a solenidade ao lado do prefeito Axel Grael que se disse feliz em poder oferecer de alguma forma uma possibilidade de inclusão social aos jovens carentes da comunidade. “A lamentável perda do Dyogo precisava de um registro de vida, e nada melhor do que através do esporte eles poderem ascender socialmente,” disse o prefeito.

“ É um momento muito triste relembrar do meu neto que não poderá mais usar essa quadra toda reformada, mas também me sinto feliz em saber que tantos outros jovens vão poder jogar e praticar esportes aqui. Muito obrigado de coração”, disse seu Cristóvão.

De acordo com o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, o investimento no equipamento foi de R$ 824 mil e com ele foi possível instalar novas estruturas metálicas na cobertura, construir vestiários e cozinha, revitalizar toda a parte de pintura, piso, camarim, iluminação, recuperar os muros de divisas. A quadra também ganhou um banheiro para portadores de necessidades especiais.

O projeto, também desenvolvido pela Emusa, foi executado através do Projeto Prefeitura Presente, que revitaliza e reforma os espaços públicos de convivência da cidade. Estiveram presentes à cerimônia, entre outros, os secretários municipais de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo; Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; de Participação Social, Anderson Pipico; Cultura, Leonardo Giordano, e o secretário Executivo, Bira Marques.