Projeto Orla Gragoatá/Icaraí é apresentado no MAC

Data: 08-08-2019

A segunda etapa do projeto que revitalizará os 12 km da Orla da Zona Sul de Niterói, do Mercado São Pedro a Charitas, foi apresentado na manhã desta quinta-feira (08), no auditório do Museu de Arte Contemporânea. Trata-se do Projeto Orla Gragoatá/Icaraí que acontecerá no trecho entre o Forte do Gragoatá ao início da Estrada Fróes, em Icaraí.

Totalizando cerca de quatro quilômetros de extensão, o pacote de intervenções inclui, de acordo com o diretor de  Planejamento e Captação de Recursos, Paulo Cesar Carrera, a implantação de ciclovia litorânea, sequências de decks de madeira, um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Ilha da Boa Viagem, troca dos guarda corpos por aço inox, espaços de convivência com chafarizes, novo paisagismo e arborização com espécies nativas, além da reforma das calçadas.

A parada de ônibus em frente ao cinema Icaraí será ampliada e na subida da estrada Fróes será construído um parque de sustentabilidade com jardim sensorial. Em homenagem à tradicional família do Iatismo brasileiro, será implantado o “Mirante Grael”.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Neves lembrou de todos os investimentos que foram feitos ao longo dos últimos cinco anos em contenção de encostas, macrodrenagem, saúde e educação. “Somado ao aumento da balneabilidade das praias da baía de Guanabara, o Projeto Orla vem para emoldurar as belezas naturais da cidade. A orla vai ganhar dimensão das cidades internacionais, estimulando o turismo, valorizando imóveis e tornando este passeio mais agradável,” destacou.

Estavam presentes, entre outros, o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; de Urbanismo, Renato Barandier; de Fazenda, Giovanna Victer, da Seplag, Axel Grael, o diretor de Planejamento e Captação de Recursos da Emusa, Paulo César Carrera. A previsão é que o edital de licitação seja lançado nos próximos dias e que as obras iniciem ainda neste semestre.