Primeiro Jardim Japonês de Niterói é inaugurado

Data: 26-11-2018

Descrição

Uma das obras mais esperadas pelos moradores do bairro do Barreto, o Jardim Japonês, foi entregue no último sábado, dia 24, durante a semana de comemorações dos 445 anos de aniversário de Niterói. O Parque Municipal Palmir Silva agora é a sede de mais uma atração para os niteroienses. Construído numa área total de 5 mil metros quadrados, o jardim possui elementos da cultura japonesa como áreas para meditação, lago com carpas, cascata, ponte suspensa e lanternas de pedra.

A cerimônia de inauguração foi marcada pela presença do prefeito Rodrigo Neves; do cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino; do presidente da Associação Nikkey de Niterói, Américo Yoshina, e de representantes da comunidade japonesa. O grupo Rio Niterói Taiko foi o responsável em mostrar um pouco mais da cultura nipônica com a apresentação musical de tambores, como é conhecida.

Além da festividade pela entrega da obra, a inauguração também marcou os 110 anos da chegada dos japoneses no Brasil. De acordo com o cônsul Yoshitaka Hoshino, a divulgação da cultura japonesa em Niterói está bem marcada devido à existência de muitos imigrantes vivendo na cidade, dentre os 1 milhão e 900 mil japoneses que hoje vivem no Brasil. 

A primeira dama de Niterói, Fernanda Sixel, explicou que cada jardim japonês possui um significado próprio e, para o do horto especificamente, foram escolhidos os símbolos da paz, amor, união e harmonia.

Para a moradora do bairro Maria das Graças Molina, agora o parque será aproveitado em sua totalidade. “Antes tínhamos um espaço ocioso, mas com esse novo jardim vamos utilizar completamente o Horto. Vou trazer meus filhos e netos para momentos de lazer”, disse.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Neves aproveitou para anunciar que o Horto receberá novas obras: “Vamos ampliar os salões de dança para que essa atividade, muito requisitada no local, possa ganhar um espaço maior e receber mais participantes.”