Presidente assina edital para modernização da iluminação pública

Data: 25-09-2019

O presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, assinou, na manhã desta quarta-feira (25), o edital de licitação para modernização do sistema de iluminação pública na cidade, no auditório da Prefeitura de Niterói. O objetivo, além da economia para os cofres públicos, é contribuir para a melhora na qualidade do serviço prestado e da sensação de segurança da população.

O projeto prevê a substituição de cerca de 9 mil luminárias e projetores, em potências que variam entre 80W e 960W, por toda a cidade.  O trabalho será realizado inicialmente nas vias principais e nas onde há circulação de ônibus. Juntas, somam 231 vias. De acordo com Reinaldo Pereira, entre elas serão beneficiadas as avenidas Roberto Silveira, Ernani do Amaral Peixoto, Visconde do Rio Branco e Central Ewerton Xavier, além das estradas Caetano Monteiro e Francisco da Cruz Nunes. “Na zona Norte de Niterói, a Ilha da Conceição será o primeiro bairro a ter 100% de luminárias com lâmpadas em LED”, exemplificou.

Apresentado pela secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, o destaque do projeto será a telemetria, uma tecnologia que prevê a transmissão e acompanhamento da funcionalidade das lâmpadas em tempo real. Segundo ela, os túneis Roberto Silveira e Raul Veiga serão dois dos equipamentos que receberão este sistema de telegestão em 1.700 pontos de luz.

“A telemetria otimiza e agiliza a manutenção das lâmpadas. Este software, que será instalado em pontos específicos, vai informar, em tempo real, se a lâmpada está acesa ou apagada, necessitando de manutenção. Além disso, teremos, também em tempo real, a leitura do consumo dos pontos de luz”, explica Dayse Monassa. O investimento do projeto será de aproximadamente R$ 41 milhões, com prazo de conclusão de 12 meses, a partir da publicação da Ordem de Início.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói vem realizando a implantação de lâmpadas de LED em diferentes pontos na cidade. Um dos locais já contemplados com a instalação desse sistema de iluminação é o Boa Vista, na Região Oceânica, onde foram colocadas 167 lâmpadas de LED, com potência de 120 watts. Todo o trajeto da TransOceânica também já conta com o novo sistema de iluminação. São 1.206 pontos de LED ao longo da via. Os bairros São Francisco, Charitas e Engenhoca também contam com algumas vias contempladas com a tecnologia.