Prefeitura entrega postos Salva-Vidas

Data: 15-01-2020

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da região oceânica em relação ao Ecoturismo e Gestão de Praias, a Prefeitura de Niterói, através da Emusa e do Programa Pró-Sustentável, entregaram ao Corpo de Bombeiros dois postos salva-vidas na orla de Piratininga e um na de Itaipu para pronto funcionamento. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), no posto 1 de Piratininga e contou com a presença da corporação e seus familiares, secretários e assessores municipais.

Com dois pavimentos e equipados com suporte para o trabalho dos bombeiros, com espaços destinados a estoque de material e de recursos tecnológicos para comunicação, o posto Piratininga 1 recebeu o nome do subtenente bombeiro Marco Aurélio Aires de Almeida, falecido há dois meses e que serviu por 30 anos à corporação. Seus familiares estiveram presentes e receberam a homenagem.

Representando do prefeito Rodrigo Neves, o secretário municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Orçamento, Axel Grael, agradeceu a toda equipe envolvida e destacou as ações que estão sendo desenvolvidas através do Programa Região Oceânica Sustentável. “Com o apoio do nosso prefeito estamos avançando em diversas iniciativas e com as praias não seria diferente. Os postos darão melhor condição de trabalho aos salva-vidas e passam a ser também um ponto de apoio aos turistas, banhistas e moradores da região oceânica”, disse.

O tenente comandante do 4º Grupamento Marítimo, Júlio Melo, agradeceu a parceria com Prefeitura e destacou as novidades para o verão 2020. “Serão implantadas novas bandeiras de sinalização que indicarão os locais de maior e menor risco para o banho de mar. Estes postos são uma importante e merecida conquista’, disse ele, quantificando os 13 mil salvamentos realizados ano passado em todo estado do Rio de Janeiro.

O edifício recebeu a construção em alvenaria e com revestimento em porcelanato amadeirado, para que possua um baixo custo de manutenção. Para a descida rápida dos guarda-vidas será instalado um tubo, que permitirá ao profissional escorregar até o térreo. O mesmo mastro será utilizado para o hasteamento da bandeira. Para o coronel da Defesa Civil, Wallace Medeiros, o benefício irá muito além da estrutura física. “Passará a ser um ponto de referência para todos os usuários que precisarem de uma comunicação rápida com os bombeiros em outros casos de salvamento, como de um mal súbito, infarto ou crianças perdidas. Vai valorizar e otimizar o trabalho dos Salva-Vidas”.