Prefeitura anuncia investimento de R$1,38 bilhão em comunidades

Data: 14-07-2022

O prefeito Axel Grael anunciou, nesta quarta-feira (13), durante evento no Teatro do Caminho Niemeyer, um pacote de R$1bilhão e 380 milhões em comunidades e no atendimento para a população vulnerável da cidade. O eixo ‘Comunidades’, o sétimo do Plano Niterói 450 anos, terá o investimento dividido em oito projetos: Comunidade Melhor, Prefeitura Presente, Contenção de Encostas, Unidades Habitacionais, Regularização Fundiária, Jovem EcoSocial, Neutralização de Carbono e Moeda Social Arariboia com objetivo de melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida nas comunidades.

O eixo Comunidades, de acordo com o prefeito, é prioritário e representa a disposição da Prefeitura em atender às necessidades de todos os moradores da cidade. “Teremos desde intervenções diretas nas comunidades com o Comunidade Melhor, com ações mais estruturantes, e o Prefeitura Presente, com iniciativas mais pontuais e de acordo com a demanda dos moradores, até a manutenção e o fortalecimento do programa vitorioso como o Moeda Social Arariboia, explicou Axel.

13 comunidades serão contempladas

O eixo Comunidade Melhor urbanizará 13 comunidades: Grota, Igrejinha, Palácio, Caranguejo, Monan, Barreira, Maceió e Leopoldina já estão com os projetos básicos concluídos e as comunidades do Bonsucesso, Sabão, Mineirinho, Buraco do Boi e Vila Ipiranga estão em fase de elaboração. Em todas elas haverá diversas intervenções de urbanização com drenagem, pavimentação, revitalização de praças e áreas de lazer, construção de escadarias, abertura de acessos e instalação de iluminação pública.

19 obras de contenção de encostas terão início

Na ocasião, o prefeito e o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, iniciaram a tomada de ações com a assinatura da ordem de início das obras de contenção de encostas em seis pontos do Morro Boa Esperança, com investimento de R$21 milhões e prazo de conclusão de dez meses.

Foram anunciados também o lançamento de editais para obras de contenção nos bairros do Caramujo, Cubango, Maceió, São Lourenço, Caixa D’Água, Santa Rosa e Grota do Surucucu. Outras regiões também serão contempladas posteriormente e o investimento chegará a R$330 milhões. “Todas com o objetivo de ampliar e qualificar os serviços prestados à população”, disse Paulo César.