Foram iniciadas esta semana as demolições na esquina das ruas Miguel de Frias, Mém de Sá e Castilho França, aonde será construída uma rotatória em forma de praça que permitirá um acesso mais rápido de motoristas e transeuntes que vem de Santa Rosa para a Praia de Icaraí e à Rua Fagundes Varela. O prefeito Axel Grael e o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, estiveram vistoriando o andamento da intervenção na tarde desta quinta-feira, 06. O projeto prevê a revitalização da área e criação para o ordenamento dos fluxos. Estima-se que tal intervenção impactará positivamente cerca de 20 mil pessoas.
“O acesso ao bairro de Icaraí vai ser facilitado com uma nova ligação da rua Roberto Silveira com a Fagundes Varela, mesmo durante o horário da faixa reversível. Com isso, vamos desafogar o trânsito na conversão da Roberto Silveira em direção à Miguel de Frias, que hoje está sobrecarregada. Além disso, quem mora em Santa Rosa e no Jardim Icaraí e que tenha como destino a Fagundes Varela e a Praia de Icaraí também terão a opção de passar por essa rua”, explica o prefeito de Niterói, Axel Grael.
De acordo com o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, o prazo para término das demolições são de 45 dias. Cinco imóveis serão demolidos, dentre os quais dois já vieram a baixo. Após esta etapa, mais cinco meses serão necessários para a construção da praça e os ajustes viários e a total liberação ao tráfego. “Os ciclistas também serão beneficiados, já que as calçadas serão alargadas no mesmo padrão de piso da Marquês do Paraná. A praça será arborizada, privilegiando um paisagismo com a utilização de peças nativas da Mata Atlântica, além de iluminação LED e rampas de acessibilidade. É uma obra que dará mais qualidade de vida a quem passa e quem mora em Icaraí”, explicou. O investimento é de R$ 5,5 milhões.
Também estiveram presentes os secretários de Obras, Vicente Temperini e de Urbanismo, Renato Barandier.