Prefeito visita obras de contenção no Fonseca

Data: 08-11-2023

O Prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhado do Presidente da Emusa, Antonio Carlos Lourosa, visitou, na manhã desta terça-feira (7), as obras de contenção de encostas na Travessa Manoel Encarnação de Sá, no Fonseca, Zona Norte da cidade. O investimento é de R$ 5 milhões, e a previsão é de conclusão dos trabalhos para o final de novembro.

Na ocasião, Antonio Lourosa explicou as ações que estão sendo realizadas para proporcionar mais segurança aos moradores da comunidade.

“Estamos realizando uma cortina atirantada com solo grampeado e concreto projetado em dois pontos que totalizam 120 metros de área construída. Além da contenção, estão sendo revitalizadas as vias de acesso com a reforma de escadas e colocação de guarda-corpo.”, ressaltou.

O local faz parte de um grupo de 11 pontos da cidade que recebem obras emergenciais com o objetivo de impedir deslizamentos causados pela chuva.

Para o Presidente da Associação de Moradores das Comunidades da Coreia, Palmeira e Santo Cristo, Johnathan Silva, a revitalização do acesso irá melhorar o trajeto das crianças até a escola da região.

“É uma obra muito importante para nós, pois, com a desobstrução do acesso, não será mais preciso dar uma volta na comunidade para as crianças irem à escola da nossa região.”, apontou.

O Prefeito Axel Grael afirmou a importância dos trabalhos de prevenção das áreas que anteriormente sofriam com problemas nos períodos de chuvas intensas.

“Visitamos as comunidades, identificamos as prioridades para que possamos nos organizar e fazer com que as intervenções necessárias para que a nossa Niterói fique cada vez mais segura, com mais qualidade de vida, e infraestrutura. Ao longo desses últimos 10 anos, já realizamos mais de R$ 800 bilhões em obras de contenção, drenagem e outras melhorias.”, destacou.

Somente em 2023, a Prefeitura de Niterói investe mais de R$ 236 milhões em obras de contenção de encostas. Outras intervenções seguem em andamento e beneficiam diretamente as comunidades do Morro do Serrão, Maceió, Morro Boa Vista, Santa Rosa, Cantagalo, Martins Torres, Caramujo, entre outras.