Prefeito vistoria obras da Concha Acústica

Data: 07-06-2023

O presidente da Emusa, Antonio Lourosa, acompanhou o prefeito Axel Grael em vistoria técnica às obras do Parque Esportivo da Concha Acústica, na tarde desta terça-feira (06). Com investimento de R$97,5 milhões, a expectativa é entregar a primeira etapa da obra, que são as quadras de areia, tênis, poliesportiva, campo de futebol, arquibancadas e vestiários neste segundo semestre .

O prefeito ressaltou que o projeto vai colocar a cidade no mapa das competições esportivas de alto nível. “Fizemos uma visita neste espaço que está com as obras bem avançadas. Quem ama Niterói sonhou em ver essa obra executada. O campo de futebol e as quadras já estão quase prontas. O projeto tem padrão internacional para que a gente possa receber na cidade disputas de ligas de diversos esportes. Teremos um equipamento que vai nos permitir isso”, destacou Axel Grael.

De acordo com Lourosa, as quadras já estão praticamente prontas, faltando a pintura. A estrutura do campo de futebol também está em fase de acabamento com inclusão da última camada de brita e preparação para colocar o óleo asfáltico e então começar a instalação da grama sintética. Também já foi iniciada a construção da arquibancada e da cisterna que vai fazer a irrigação do campo. Os vestiários estão em fase de fundação.

O projeto ainda prevê um ginásio com capacidade para duas mil pessoas. O acesso para o segundo andar terá uma vista para a Baía de Guanabara, pista de caminhada, além da criação de um parque para pets, academia da terceira idade, paraciclo e arquibancadas. O novo Parque Esportivo da Concha Acústica será integrado à pista de atletismo que está sendo revitalizada no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). As intervenções foram iniciadas pela concretagem da pista de caminhada, drenagem do campo de futebol e construção dos vestiários e almoxarifado.

O projeto seguirá todas as determinações internacionais para competições e ainda serão implementadas áreas de salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto à distância. O entorno do campo terá pistas retas, de 100 metros, e ovais, de 400 metros. O espaço também contará uma sala para administração, além de arquibancada e iluminação em LED. Será mais uma área sustentável: placas solares e sistema de captação de água de reúso serão implantados.

Sustentabilidade – O projeto do Parque Esportivo da Concha Acústica foi pensado com a lógica da sustentabilidade presente na gestão municipal e terá água de reuso, teto verde, iluminação em LED e materiais recicláveis. O objetivo é que o Centro tenha um espaço que reúna esporte e cultura e movimente a economia da cidade.