Prefeito inaugura reurbanização da Avenida Marquês do Paraná

Data: 01-07-2020

Numa cerimônia simples e sem aglomeração, o prefeito Rodrigo Neves, acompanhado dos secretários de Urbanismo, Renato Barandier, e de Conservação, Dayse Monassa, inaugurou nesta quarta-feria (24) as obras de reurbanização e ampliação da Avenida Marquês do Paraná, no centro de Niterói.  Moderna e ampla, a nova avenida foi apresentada aos expectadores em uma live do Facebook da Prefeitura.

O local recebeu mais duas faixas de circulação para veículos, uma em cada sentido da via, faixa exclusiva para ônibus e ciclovia bidirecional, as calçadas também foram reformadas dentro das normas de acessibilidade com novo paisagismo e uma área de convivência com bancos de concreto. A avenida também conta com nova iluminação de LED.

Com investimento de R$ 12 milhões, além da melhoria urbana, o projeto ainda conta com uma cisterna com capacidade de 60 litros para absorver a água da chuva e reforçar o sistema de drenagem contra enchentes. O reservatório foi implantado embaixo do boulevard feito para melhorar a ligação de pedestres entre a Zona Sul e Centro. A água da chuva passará por um sistema moderno de reaproveitamento para irrigação do jardim do local.

As obras tiveram início em agosto de 2019, com a intervenções iniciadas em um dos sentidos da via, o Centro-Icaraí, visando não atrapalhar o fluxo de veículos. As calçadas foram readequadas, o local recebeu nova drenagem, ralos, bocas de lobo, meios-fios, novos pisos, ciclofaixa bidirecional, paisagismo, além da ampliação da pista. Após a conclusão desta primeira etapa, os serviços foram direcionados ao outro lado da pista, sentido Icaraí-Centro, nos mesmo moldes e estrutura, mas sem a ciclofaixa já executada ao lado oposto.

De acordo com o prefeito, mais de 50 imóveis foram desapropriados para o início do projeto esperado há décadas. “Uma obra muito importante e que deu muito trabalho. Qualquer problema implicava na paralisação da obra. O que parecia impossível, a integração da Região Oceânica com o Centro de Niterói de bicicleta, agora é real”, comemorou Rodrigo Neves.