Prefeito entrega urbanização de 27 ruas em Pendotiba

Data: 14-09-2021

O prefeito Axel Grael, acompanhado do presidente da Emusa, Paulo Cesar Carrera entregou, na manhã desta terça-feira (14), a obra de  urbanização do bairro de Pendotiba. Iniciadas em fevereiro de 2020, o projeto contemplou 27 ruas e somou 5,28km de extensão de pavimento (asfalto, concreto e paralelepípedo).  Os bairros de Matapaca, Vila Progresso e Jardim América também foram contemplados com investimento total de R$11,2 milhões.

De acordo com o presidente da Emusa, cada rua recebeu um tipo de pavimento e drenagem específica, de acordo com as condições topográficas de cada uma. “Um exemplo disso foi a manutenção dos paralelepípedos das ruas Paul Gauguin e Cândido Portinari (229,45m), que foram recuperados. Outras sete receberam pavimentação em concreto por oferecer maior segurança ao motorista devido ao aclive. Somando 1.208.80m, foram elas a Travessa Bela Vista e as ruas Vereador Wilton Barcelos, Vicente Van Gogh, Leonardo da Vinci, Projetada, José de Castro Pache de Faria e Reitor Heitor Argemiro de Oliveira.

Ainda de acordo com ele, devido à topografia retilínea e mais suave, 12 vias receberam pavimentação asfáltica: ruas Praça da Saudade, João Lacout, Helena Brandão, Diego Riviera, Rua México, José Fontenele, Dr. Luiz Sobral, Valter Neves, Rua M, H, B e Travessa G (3.841,75m). Já as ruas Barão de Palmares, Benta Pereira, João Thomaz, Cardoso de Melo, Professor José Peçanha e Toulose Lautrec receberam ambos os tipos de pavimentos, parte asfalto e parte concreto.

Para o prefeito Axel Grael, os moradores da região agora contam com mais qualidade de vida: “seguiremos trabalhando para oferecer a infraestrutura que todos merecem,” disse. Já o diretor de Obras Especiais da Emusa, Lincoln Thomás da Silveira, destacou que problemas recorrentes como alagamentos e buracos nas vias acabaram. “Ainda observamos melhorias no trânsito e no acesso de serviços essenciais à população,” concluiu.

Investimentos

A obra faz parte de um pacote de intervenções da Prefeitura de Niterói em bairros que não contam com rede de drenagem e pavimentação. Outro bairro beneficiado foi Rio do Ouro, concluído em dezembro de 2020, que teve 11 ruas urbanizadas e um investimento de R$7,2 milhões. Em andamento estão os mesmos serviços em Santo Antônio, Maralegre, Serra Grande e Maravista.