Prefeito anuncia edital de Urbanização das comunidades do Viradouro e União

Data: 10-12-2019

O prefeito Rodrigo Neves, acompanhado de secretários, vereadores e moradores de Santa Rosa, apresentou em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (10), o projeto mais ambicioso de urbanização de comunidade que levará qualidade de vida aos moradores do Viradouro e União.  Os investimentos serão de R$40 milhões em um pacote de intervenções que incluem obras de drenagem, pavimentação, contenção de encostas, construção de áreas de lazer (praças e quadras esportivas), além do mais moderno equipamento público de educação, a Plataforma Digital.

Ambas as comunidades serão as primeiras da cidade a receberem iluminação em led. Na área de infraestrutura, espera-se gerar 200 empregos diretos. As ruas Desembargador Diniz do Vale e Dr. Almir Madeira terão as escadarias revitalizadas, o que garantirá o acesso às edificações do alto da comunidade, através de escadas amplas, iluminadas e com paisagismo. Haverá requalificação das vias, melhoria das calçadas e construção e reforma das canaletas.

“Esse investimento vai mudar a vida daquela região e dos moradores. Faremos contenções de encostas, reflorestamento, infraestrutura do saneamento, drenagem, acessos, equipamentos culturais, um parque de inclusão social de esportes, um grande centro de educação profissional. Tenho certeza que iremos disputar menino a menino com o tráfico de drogas e a criminalidade para construir um futuro melhor para esses jovens, crianças e famílias da comunidade do Viradouro e União,” explicou Rodrigo Neves.

O campo dos Padres, como é tradicionalmente reconhecido, receberá a revitalização completa, com instalação de gramado sintético. Na mesma área, será construída uma quadra poliesportiva e uma praça, com playground e academia para a terceira idade. Uma outra quadra, localizada entre a Estrada Gal. Celso Peçanha e Rua Nossa Senhora das Graças, será revitalizada e ganhará uma área de recreação infantil e, também, na Travessa Padre Cícero, uma praça será implantada, com área de convivência, playground e paisagismo.

De acordo com o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, outro grande investimento será com as obras de contenção de encostas. “Cerca de 21 pontos receberão técnicas que evitarão deslizamentos e desmonte de taludes, como solo grampeado, guarda-corpo, reconstrução de escadas e remoção de árvores”. Ainda segundo ele, o projeto também contempla a construção de uma Plataforma Urbana Digital, nos mesmos moldes da que funciona no bairro da Engenhoca, oferecendo aos jovens cursos profissionalizantes na área de tecnologia, robótica, fotografia, além de ensino de idiomas.

Irmã Helenita, freira que desenvolve trabalhos de assistência à comunidade na região, não escondia a satisfação: “esse projeto é o resgate da dignidade e cidadania para aquela comunidade”, disse. As licitações ocorrerão no dia 13 de janeiro de 2020.