Praça em Icaraí é inaugurada

Data: 29-05-2023

Foi inaugurada neste sábado (27), mais uma obra de mobilidade do Plano Niterói 450 anos. O prefeito Axel Grael, ao lado do presidente da Emusa, Antonio Lourosa e de outros membros do secretariado, inauguraram a Praça José Bedran e entregaram a rua criada paralela à Mem de Sá, que liga a Rua Castilho França à Rua Miguel de Frias, em Icaraí. A intervenção permitiu uma nova ligação da Avenida Roberto Silveira com a Rua Fagundes Varela, mesmo durante o horário da faixa reversível. O projeto vai beneficiar 20 mil pessoas por dia.

A nova praça, com 640m², ganhou bancos em concreto e madeira, lixeiras, canteiros, paraciclos, rampas de acessibilidade, postes de iluminação com toda fiação subterrânea e um paisagismo que privilegiou espécies nativas da Mata Atlântica: mudas de Ipês amarelos, roxo e três mudas de Jacarandá. E no entorno dela a Emusa executou melhorias na rede de drenagem, readequação das calçadas, instalação da iluminação em LED e nova sinalização.

Durante a cerimônia, o prefeito explicou que essas e outras medidas de mobilidade ajudarão a gerenciar o trânsito da cidade: “Em Niterói o número de automóveis por habitantes é muito alto, especialmente em Icaraí. Por isso, buscamos com essa ligação resolver o grande problema de fluidez, principalmente na parte da manhã. Também damos para Icaraí, que é o bairro mais denso de população, um espaço verde onde as pessoas possam se encontrar.”

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, enfatizou que a praça é uma extensão do projeto da Rua Marquês do Paraná. “Essa praça é uma obra prevista no Plano de Mobilidade e é uma extensão natural do projeto da Marquês de Paraná, que entregamos em 2020. A partir desta solução de mobilidade, temos orgulho de entregar essa nova porta de entrada do bairro de Icaraí”, disse o secretário.

José Bedran – Falecido em 2021, Bedran foi um engenheiro que atuou na área de saneamento de Niterói por muitos anos. Trabalhou na Cedae, foi consultor da Águas de Niterói e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além disso, Bedran fez diversos projetos para a prefeitura, como o do mergulhão da Marquês de Paraná.

“José Bedran foi um grande engenheiro, que conhecia como ninguém as obras de saneamento e o subsolo de Niterói. Quero que todos os familiares do Bedran que estão aqui levem o reconhecimento que nós temos pela contribuição que ele deu para a cidade.”, ressaltou o prefeito.

Uma das filhas do engenheiro, Soraia Simões, comentou emocionada sobre a homenagem. “Papai sempre foi uma pessoa apaixonada pela cidade e pelo desenvolvimento urbano dela. Fico muito emocionada com esse reconhecimento dos colegas, dos alunos e dos gestores ao profissional que ele foi”, disse Soraia.

Presenças – Entre outras autoridades, também participaram da inauguração os secretários municipais de Conservação e Ordem Pública, Dayse Monassa; de Obras, Vicente Temperini; do Clima, Luciano Paez; do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson; de Governo, Rúbia Secundino; o presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Gilson Souza; o administrador regional de Icaraí, Alessandro Andrade Junqueira; os vereadores Leandro Portugal, Andrigo Carvalho e Jonathan Anjos, e a cantora Bia Bedran.