Plataforma Digital da Engenhoca – Educação, Cultura e Tecnologia em um só lugar

Data: 30-04-2018

O bairro da Engenhoca, Zona Norte de Niterói, se tornou a sede de uma dos melhores equipamentos de educação e tecnologia da cidade com a chegada de uma Plataforma Urbana Digital. Esperada há muito tempo pelos moradores da região, foi projetado toda uma estrutura para atender crianças, adolescentes e idosos.

Todo o projeto foi pensado e projetado para mudar a perspectiva de um bairro que ficou muito tempo sem receber investimentos. O objetivo era levar um diferencial, com a instalação de diferentes recursos tecnológicos, com possibilidade de atrair vários segmentos da população. A iniciativa surgiu de um conjunto de ações previstas no Programa Niterói Digital, lançado pela prefeitura para democratizar o acesso e o uso das tecnologias da informação e comunicação nas regiões e bairros populares do município.

A obra era desafiadora e inovadora: a plataforma possui design futurístico, espaços educativos, culturais, de entretenimento e arquitetura moderna para receber cursos e aulas. A parte externa, da praça e do canal, foram imaginadas com o objetivo de atender à pessoas com necessidades especiais.

Com cerca de R$ 5 milhões de reais foi possível construir a nova plataforma, além de reformar a praça e o canal do Largo de São Jorge.

Como o motivo era especial, a obra tinha que ser entregue em uma data comemorativa: no dia 22 de novembro de 2017, aniversário de Niterói, tudo foi entregue aos moradores da Engenhoca, sendo apenas um primeiro passo para a inovação. Após alguns meses de trabalho, toda a estrutura tecnológica chegou e em abril de 2018 foi devidamente inaugurada a Plataforma Urbana Digital Fabiano Maia Gouvêa, ex-presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit).

Após a finalização, o espaço se tornou especial e único: tudo foi ocupado por novos computadores, aparelhos de última geração, equipamentos de URV (Unidade de Realidade Virtual), drones, robôs, games e telões em Fuul HD. Toda essa tecnologia atende agora aos 270 alunos dos cursos de capacitações gratuitas: Informática Básica, Processamento de Textos, Introdução à Programação para Jovens, Introdução à Robótica com Lego, Rede de Computadores, Desenvolvimento de Jogos, Fotografia e Inglês Básico.

Agora, todos os dias os alunos estão convivendo com esse ambiente de inovação para transformar a vida de muitos jovens com seus cursos e atividades culturais. O bairro da Engenhoca participa hoje da sociedade do conhecimento e da criatividade, e que oferece novas oportunidades de inclusão produtiva.