Plano Niterói 450 anos na Zona Norte: Investimentos chegam a R$415 milhões

Data: 09-03-2022

A Zona Norte da cidade também faz parte do grande pacote de investimentos previstos no Plano “Niterói 450 anos”. Na manhã desta quarta-feira (09), o prefeito Axel Grael, com a participação do presidente da Emusa, Paulo César Carrera, e demais secretários, apresentaram nove projetos que levarão mais infraestrutura, sustentabilidade, qualidade de vida e oportunidades para a população da região: “são investimentos históricos cuja missão é dar continuidade ao grande ciclo de reformas que a região vem recebendo nos últimos 10 anos”, disse o prefeito.

Dentre os projetos estão a revitalização da Alameda São Boaventura; a abertura do Restaurante Popular com uma escola de gastronomia; a implantação do primeiro Centro Cultura (que receberá eventos de diversos tipos de artes); a inclusão de um terminal de ônibus no Caramujo; a construção da Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara, além da implantação de 20,6 km de ciclovias; drenagem e pavimentação do Barreto; a dragagem do Canal de São Lourenço e o Mercado Municipal que deverá entrar em funcionamento no próximo semestre.

Sobre a drenagem e pavimentação do Barreto, exatamente no trecho entre o Ponto Cem Réis e a Praça, serão inseridos materiais e equipamentos de qualidade para acabar com os alagamentos decorrentes das fortes chuvas, garantiu o presidente da Emusa. “O sistema de drenagem e a água retida na via será conduzida até o Canal de São Lourenço e a obra incluirá a inserção de ciclovia, melhoria nas calçadas, nova iluminação em LED e arborização ao longo da via”, enumerou Paulo César Carrera.

As intervenções também afetarão diretamente a geração de emprego e renda na região, como a dragagem do Canal São Lourenço, a revitalização do Terminal Pesqueiro, a inauguração do Mercado Municipal Feliciano Sodré e a escola de gastronomia do Restaurante Popular, que oferecerá diversos cursos profissionalizantes. O plano Niterói 450 Anos também destinará recursos aos eixos Educação e Saúde, anunciados nas últimas semanas. A zona Norte será beneficiada através da construção de novas escolas de educação infantil e de ensino fundamental, que contarão com a implementação de horário integral, e a reforma e reestruturação de mais de 20 unidades de saúde.