Plano “Niterói 450 anos” anuncia obras no Centro da cidade

Data: 16-02-2022

O terceiro pacote de investimentos, desta vez no Eixo Urbanismo e Mobilidade do Plano “Niterói 450 anos” foi anunciado na manhã desta quarta-feira (16), na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, pelo prefeito Axel Grael. Inserido no projeto de retomada econômica da cidade pós pandemia, o plano prevê investimento de R$ 400 milhões até 2024 nas principais avenidas do Centro da cidade. Somados, serão 10km de ruas urbanizadas que gerarão 2.400 empregos diretos e 3.600 indiretos.

Estão incluídos no pacote de obras a construção de um canteiro verde por toda extensão da Avenida Amaral Peixoto, a reurbanização na Rua da Conceição e Avenida Rio Branco, ampliação do Bicicletário Araribóia, a criação de ruas para a integração do Caminho Niemeyer ao Centro, revitalização de cinco praças, a urbanização da Comunidade do Sabão, das trilhas do Morro da Penha, dos jardins do Jambeiro e do Museu Janete Costa, do sub bairro Portugal Pequeno, na Ponta da Areia, além do já divulgado projeto do Centro Esportivo da Concha Acústica.

“A nossa equipe está elaborando um cronograma para evitar possíveis transtornos em decorrência das obras em pontos diferentes da cidade. Algumas obras interferem mais na vida do cidadão, como aquelas realizadas nos espaços públicos, como na Av. Amaral Peixoto e Rua da Conceição, por isso nossas equipes estão trabalhando para que elas causem o menor impacto possível na vida das pessoas”, declarou o prefeito.

O Caminho Niemeyer será integrado ao Centro com a criação de oito quarteirões em uma área desativada que permitirão o acesso de veículos e pedestres ao espaço aonde se agrupam obras do arquiteto Oscar Niemeyer. A Praça Araribóia contará com R$ 10 milhões em recursos para a ampliação e abertura para frente marítima e paisagismo feito pelo escritório Burle Max. A ampliação do bicicletário será expandida de 446 para 950 vagas.

Ainda segundo o prefeito, além de melhorar e reordenar o trânsito e os espaços públicos, as obras também pretendem trazer mais investimentos para a cidade. A Avenida Rio Branco vai ganhar novo paisagismo e novo calçamento com corredor viário que seguirá da Ponta D´Areia até a Concha Acústica em uma faixa exclusiva para transporte. Já a Avenida Amaral Peixoto vai receber um corredor verde com canteiros de árvores nos dois lados da via. Na Rua da Conceição, a intervenção vai contemplar a construção de novas calçadas com acessibilidade e dutos subterrâneos que vão aterrar a fiação das redes de telecomunicações.

As intervenções também contemplam a restauração da Casa Lourival de Freitas que abrigará um centro de tecnologia e artes digitais, integração dos jardins do Jambeiro e do Museu Janete Costa e as reformas das Praças do Rink, Araribóia, Jardim São João, Cantareira, República e das Águas Escondidas.

De acordo com o presidente da Emusa, Paulo César Carrera, o contrato da revitalização da Concha Acústica (que será transformado em um Complexo Esportivo), está sendo formalizado com o consórcio vencedor da licitação para as obras serem iniciadas.