Uma nova parceria entre a Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense revitalizará a pista de atletismo do Gragoatá. A Ordem de Início das obras foi assinada nesta sexta-feira (20), pelo prefeito Axel Grael e pelo presidente da Emusa, Paulo César Carrera.
O projeto seguirá todas as determinações internacionais em suas dimensões e também contará com drenagem e revitalização do campo de futebol, construção de área de salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto à distância. O entorno do campo terá pistas retas, de 100 metros, e ovais, de 400 metros. A pista de caminhada também será reformada. O espaço contará com vestiários masculinos e femininos, uma sala para administração e almoxarifado, além de arquibancada e iluminação em LED. Será mais uma área sustentável: placas solares e sistema de captação de água de reúso serão implantados.
A intervenção não será apenas um investimento esportivo, mas também para o Centro de Niterói, como explicou Paulo César: “A pista complementará a obra do Complexo Esportivo da Concha Acústica e, teremos assim, com muita facilidade de acesso, uma grande área para a prática de várias modalidades”.
A ex-atleta Aida dos Santos abrilhantou o evento. Nascida em Niterói e especialista em salto em altura, foi a pioneira do atletismo no Brasil e a primeira mulher brasileira a chegar em uma final de jogos olímpicos. “Eu vi essa primeira pista ser construída aqui em Niterói, e agora quero fiscalizar de perto a revitalização, pois os nossos atletas merecem um excelente espaço para treino. O atletismo é um esporte básico, mas muitos ainda não têm noção de sua grandeza”, contou ela. Durante a cerimônia foi anunciado também que, após inaugurada, a pista receberá seu nome.
De acordo com o prefeito, Niterói entra no mapa das grandes competições: “Queremos que esse equipamento seja muito bem utilizado pelos atletas, temos a certeza que vai transformar a vida de cada um e só trará mais medalhas para a cidade.” O investimento será de R$14,6 milhões e o prazo de conclusão de dez meses.
Prédio do IACS é vistoriado
Logo após a assinatura, todos se dirigiram ao prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), onde aconteceu a visita de conclusão das obras com o reitor da UFF, Antônio Cláudio de Nóbrega. A Emusa finalizou a construção da nova sede, que abriga mais de 110 salas de aula, salas de produções específicas para comunicação, como audiovisual, fotografia, rádio, captação de áudio, entre outras, além de anfiteatro, cinema, biblioteca, laboratórios e gabinetes para professores.
Todos os prédios contam com climatização, acessibilidade, elevadores, rampas de acesso e piso tátil. Para o reitor, todo o curso de comunicação ganhará uma infraestrutura robusta para transmitir conhecimento: “Eu não conheço outra universidade que tenha essa estrutura para os alunos. Parece que estamos em uma grande máquina de produzir conteúdo, e tenho certeza que Niterói vai usufruir de tudo o que for criado aqui.”
Neste novo espaço serão ministrados os cursos de graduação em Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Estudos de Mídia, Produção Cultural, e de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Cinema e Audiovisual, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Mídia e Cotidiano e Estudos Contemporâneos das Artes.