Parque das Águas – reabre revitalizado para abrigar atividades culturais

Data: 30-04-2018

Descrição

Em Niterói, cidade que tem como nome a expressão em tupi-guarani para “águas escondidas”, descortinou vestígios da relação secular da população com a água em outubro de 2017. Depois de ficar cinco anos fechado, o Parque das Águas Eduardo Travassos, no Centro, foi reaberto ao público como prova dos esforços que a nova gestão da Prefeitura tem feito para despertar a consciência ambiental e hídrica na cidade.

Com 32 mil metros quadrados de área revitalizada, o espaço oferece opção de lazer no coração da cidade, com bistrô, espaço de convivência, auditório, parquinho para crianças, jardim sensorial e iluminação especial. Um elevador foi construído na Rua Professor Valdemir Alves Machado para dar acesso ao local a portadores de deficiência e pessoas com dificuldades de locomoção.

O auditório no alto do morro foi reformado e é usado como centro de treinamento dos Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs). No caminho até lá, o trabalho de paisagismo recuperou toda a mata ao entorno e instalou bancos, mesas e equipamentos de ginástica. Um jardim sensorial com pés de hortelã, alecrim, salsa e plantas de diferentes texturas e aromas foi produzido no percurso.

A obra de revitalização custou R$ 7,8 milhões ao município e só foi viabilizada depois de a Prefeitura de Niterói incluir o local entre as prioridades para os investimentos do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).