Obras na Marquês do Paraná entrarão na reta final

Data: 22-05-2020

Serão retomadas, na próxima segunda-feira (25), as intervenções da obra de ampliação da Avenida Marquês do Paraná, no centro de Niterói. Com previsão de serem concluídas no próximo mês, estão previstas nesta reta final a conclusão da urbanização das praças e a pintura do asfalto no sentido Icaraí.

Além da modernização da avenida, também será iniciada nos próximos dias a instalação da nova estação de embarque e desembarque acima do mergulhão Ângela Fernandes, e seguirá os moldes das estações da Transoceânica. O objetivo é retirar o ponto existente em frente ao Hospital Antônio Pedro e evitar gargalos na região.

“Há décadas Niterói não recebia grandes obras de infraestrutura ou realizava investimentos em mobilidade urbana. Esta obra é um marco para a mobilidade da cidade, promovendo a redução no tempo de deslocamento de Icaraí a o Centro e do Centro a Icaraí nos horários de rush. Milhares de trabalhadores ganharão mais tempo para o descanso depois da jornada de trabalho diário,” disse o prefeito Rodrigo Neves.

Já foram finalizados o paisagismo, a pavimentação, a instalação das redes de telecomunicações e dos ramais de águas pluviais, iluminação em led e readequação das calçadas. “A partir de junho, a população da cidade  passará a contar com novas pistas, ciclovia bidirecional, espaços para convivência e lazer completamente readequados”, garantiu o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira.

Para a realização da obra, o Município fez a desapropriação e demolição de mais de 50 imóveis no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias que eram necessárias para o alargamento da via e a implantação da ciclovia bidirecional. A reurbanização da Marquês do Paraná é a primeira obra realizada com recursos obtidos através do modelo de outorga onerosa, que financiará ações do processo de requalificação do Centro. Estão sendo utilizados cerca de R$ 12 milhões já pagos por investidores que tiveram seus projetos aprovados para a região central da cidade.