Obras de revitalização do centro são vistoriadas

Data: 21-06-2023

O prefeito Axel Grael e o presidente da Emusa, Antonio Lourosa, realizaram nesta terça-feira (20) três importantes vistorias nas obras pelo Centro de Niterói, todas elas inseridas no Plano Niterói 450 Anos. O ponto de partida foi no entorno do Mercado de Peixe São Pedro aonde, após quatro meses, as intervenções estão na fase final. O local já recebeu ampliação da rede de drenagem, demolição das calçadas com implantação de meio-fio e pavimento rígido em concreto. A colocação de pedras portuguesas está sendo finalizada e o espaço ainda ganhará paisagismo e iluminação. Para a festa de São Pedro, no fim do mês, a previsão é de que grande parte da obra estará concluída.

Na ocasião o prefeito conversou com comerciantes e frequentadores do mercado. Uma delas foi dona Gildenita, que atravessa a Baía de Guanabara para comprar produtos frescos para os caldos que vende em sua barraca na Gamboa. “Moro na Gamboa e vendo caldos e outras coisas. Gosto de comprar tudo do bom e do melhor e aqui eu acho tudo fresquinho. Há uns 10 anos que compro peixe aqui no Mercado São Pedro e estou achando ótima essa obra, vai ficar muito bom”, afirmou a comerciante.

Outra obra vistoriada foi a revitalização das ruas do Gragoatá. Lá, o principal avanço acontece na reforma da praça Santos Dumond. De acordo com o presidente da Emusa, a equipe está executando o contrapiso na área da praça para, em seguida, fazer o revestimento com placas cimentícias. “Também já delimitamos a área das árvores e a nova calçada e meio-fio. Futuramente, a praça estará integrada à nova sede do Programa Niterói de Bicicleta, após a restauração do Castelinho”, explicou.

Em seguida, o último trecho vistoriado foi o entorno da Concha Acústica, cujas obras acontecem na Rua General Osório. Nesta semana está em andamento a instalação do piso intertravado e a nova rede de drenagem, com colocação de caixas ralo. O meio fio e a calçada também foram demarcados. A intervenção permitiu que a via seja de mão inglesa e atenderá uma grande demanda de tráfego após a inauguração do Parque Esportivo.

“É uma verdadeira mudança e um projeto desafiador, mas estamos transformando tudo desde o Mercado de Peixe São Pedro até o Forte do Gragoatá, com nova infraestrutura das vias, totalmente acessíveis e sinalizadas, com paisagismo, ciclovia em toda a extensão e novas áreas de convivência. Tudo isso vai valorizar ainda mais o Centro de Niterói”, afirma Antonio.

A equipe que participou das visitas também contou com a presença do secretário de Urbanismo, Renato Barandier, do coordenador do Niterói de Bicicleta, Felipe Simões, e da Diretoria de Operações da Emusa, Leila Figueiredo.