Obras de macrodrenagem avançam em Charitas

Data: 24-07-2023

As obras de macrodrenagem de Charitas continuam avançando. Na sexta-feira (21/07), a Emusa finalizou a instalação das aduelas subterrâneas da rede de drenagem no trecho da Avenida Sylvio Picanço que vai em direção a Jurujuba, num prazo menor que o previsto. Com isso, o trânsito desse lado da via já foi liberado.

Nesta segunda-feira (24/07), começaram os trabalhos de instalação das aduelas no outro sentido da pista, com interdições no tráfego apenas para quem se dirige a São Francisco. Com isso, o trânsito nesse sentido é escoado por vias internas e por uma pista reversível, no lado oposto da Sylvio Picanço. A previsão é a de que essa etapa dure cerca de 20 dias.

Membro da União dos Síndicos de Charitas, o empresário Vinícius Amorim, 43 anos, administra o Condomínio do Edifício Miraggio, na orla do bairro, e ressalta a importância dos investimentos realizados pela Prefeitura de Niterói, por meio da Emusa.

“Essa é uma obra muito aguardada, não apenas por nós, moradores, mas por toda a população de Niterói. Vejo que os prazos estão sendo cumpridos e esperamos, em breve, poder sentir os benefícios desse trabalho importantíssimo para o bem-estar dos frequentadores e para o próprio desenvolvimento da cidade como um todo”, afirma Vinícius.

Um dos fiscais da obra, o engenheiro da Emusa Rafael Bonfim estima que os trabalhos na Avenida Sylvio Picanço durem por mais cerca de 20 dias, quando o trânsito na via será totalmente liberado.

“Na primeira etapa das obras na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, instalamos 50 aduelas subterrâneas de concreto, que medem 2,5 m X 1,2 m, desde a areia da praia até o canteiro central, passando pela pista no sentido Jurujuba e também construímos 7 metros de parede de concreto armado A partir de agora, damos continuidade ao trabalho no outro lado da via, para concluir esse trecho da rede, até o início da Rua Eurico Manoel do Carmo, instalando mais cerca de 50 aduelas”, explica o engenheiro.

As obras na Avenida Prefeito Sylvio Picanço contemplam a construção de cerca de 100 metros de rede subterrânea que terá, ao todo, 389,5 metros de extensão. O valor total dos investimentos é de R$ 6,6 milhões.

As intervenções em Charitas fazem parte de um pacote de investimentos que Niterói vem fazendo em resiliência na cidade, que incluem, ainda, a região do Barreto, na Zona Norte, que receberá obras de macrodrenagem numa extensão de 7km.