Os meses de junho e julho serão de entrega de pelo menos quatro grandes obras de contenção de encostas, o que certifica os grandes investimentos da cidade na área de resiliência, inseridas no Plano 450 Anos. Segundo o presidente da Emusa, Antonio Carlos Lourosa, só no Fonseca e Cubango, seis obras ficam prontas até final do mês de julho.
A mais adiantada, na Rua Hélio, em Santo Cristo, a cortina atirantada de 60m quadrados já foi finalizada e agora trabalham na concretagem do acesso e na instalação do guarda-corpo. A entrega dela será na primeira quinzena do mês de junho.
Outras duas serão concluídas dia 30 do mesmo mês: a do Morro do Serrão, Cubango, com 70% de execução e a da parte alta do morro do Bumba, em Viçoso Jardim, com 80%. A primeira conta com três cortinas atirantadas já finalizadas (30m). Em fase final estão as canaletas, drenos profundos e os grampos. A outra possui uma cortina com solo grampeado de 500m em fase final de execução, faltando a drenagem e a iluminação para concluir o serviço.
A próxima e muito esperada pela população que acessa a Região dos Lagos pela Caixa d’Água, em frente ao Getulinho, na Alameda, já está com as perfurações e a cortina do lado direito finalizada e o guarda corpo superior sendo concluído. Já na cortina central, as grelhas estão sendo executadas e em breve terá início a sua concretagem. Esta será entregue na primeira quinzena de julho.
Por fim será a vez da Comunidade do Bernardino ter duas obras de contenção concluídas: na Travessa 22 de Outubro e na Rua Miguel Escobar. Atualmente com 70% de execução, neste momento a equipe trabalha na confecção da rede de drenagem. A urbanização ainda vai contemplar a construção de calçadas e a instalação de guarda-corpo.
Além dessas, outras 70 obras de contenção estão em andamento na cidade, inseridas num dos maiores programas de resiliência do pais. Outros bairros como Jurujuba, Bairro de Fátima, Maceió, Cantagalo, morros do MIC, Cavalão, Estado e Boa Vista estão sendo beneficiados. “A orientação do prefeito Axel Grael foi ampliar e qualificar os serviços prestados aos niteroienses, principalmente neste momento em que completamos 450 anos de fundação. Levar segurança e infraestrutura é nossa meta”, garantiu Lourosa.